Justiça

Receita Federal admite desvios no acesso a dados fiscais de ministros e familiares

17 de Fevereiro de 2026 às 12:02

A Receita Federal admite desvios no acesso a dados fiscais de ministros do STF e seus familiares. Desvios já identificados foram comunicados ao relator do caso, ministro Alexandre de Moraes. A auditoria envolve sistemas e contribuintes em número desconhecido

A Receita Federal admite desvios no acesso a dados fiscais de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e seus familiares. A confissão veio após uma operação da Polícia Federal que investiga o vazamento de informações sigilosas.

As medidas cautelares determinadas pela Justiça incluíram afastamento de função pública, uso de tornozeleira eletrônica, proibição de deixar o país e cancelamento de passaportes. A Corregedoria da Receita Federal havia instaurado procedimento investigatório próprio no dia anterior.

A auditoria envolve sistemas e contribuintes em número desconhecido. Desvios já identificados foram comunicados ao relator do caso, ministro Alexandre de Moraes. As investigações apontam que o sigilo fiscal da advogada Viviane Barci de Moraes teria sido violado.

Também foi detectado acesso não autorizado à declaração de Imposto de Renda do filho de outro ministro do STF. O caso tramita no Inquérito 4.781, sob relatoria de Moraes.

A Receita Federal destacou que desde 2023 ampliou os mecanismos de controle a dados fiscais com restrição de perfis e reforço em sistemas de alerta. No período foram concluídos sete processos disciplinares resultando em três demissões e sanções administrativas.

O órgão afirmou manter o rigor na apuração do episódio, divulgando novas informações conforme avançam as investigações.
Com informações de Agência Brasil

Notícias Relacionadas