Mundo

Presidente do Irã propõe criação de aliança militar regional liderada pelo Paquistão

24 de Junho de 2026 às 15:04

O presidente do Irã, Masoud Pezeskian, propôs em Islamabad a criação de uma aliança militar entre países muçulmanos, como Turquia, Egito, Catar e Arábia Saudita. A iniciativa sugere a liderança do Paquistão e prevê cooperação bélica, econômica e cultural

O presidente do Irã, Masoud Pezeskian, propôs a criação de uma aliança militar regional entre nações do Oriente Médio para enfrentar ameaças externas e garantir a soberania dos Estados envolvidos. A proposta, apresentada nesta terça-feira (24) durante coletiva de imprensa em Islamabad, no Paquistão, sugere a formação de um grupo análogo à Otan, composto por países muçulmanos.

Para viabilizar a iniciativa, Pezeskian indicou que a liderança da coalizão deveria caber ao Paquistão, justificando a escolha por ser a única potência nuclear do mundo islâmico. Entre as nações citadas como possíveis integrantes estão a Turquia, o Egito, o Catar e a Arábia Saudita. Além da cooperação bélica, o projeto prevê o fortalecimento de vínculos culturais e o desenvolvimento econômico mútuo.

A estratégia de Teerã foca na ampliação da cooperação entre países islâmicos como caminho para a estabilidade regional, defendendo que a segurança da área dependa de iniciativas lideradas localmente.

A interlocução ocorreu ao lado do primeiro-ministro paquistanês, Shehbaz Sharif, ocasião em que o presidente iraniano destacou a atuação de Islamabad na mediação de conflitos. Pezeskian atribuiu ao governo paquistanês um papel fundamental na redução de tensões entre Irã e Estados Unidos, ressaltando que o memorando inicial firmado entre as duas potências contou com a intermediação do Paquistão.

Como resultado dos encontros bilaterais, negociadores dos países muçulmanos estabeleceram compromissos para aprofundar a cooperação mútua.

Notícias Relacionadas