Política

Brasileiros apoiam fim da escala 6x1 desde que não haja redução salarial

12 de Fevereiro de 2026 às 21:07

A maioria dos brasileiros é favorável ao fim da jornada de trabalho em seis dias e um dia de descanso por semana, desde que não haja redução salarial. A pesquisa Nexus indica que 84% dos entrevistados concordam com a medida sem compensação financeira. A PEC 148/2015 ainda precisa ser votada pelo Congresso Nacional para entrar em vigor

Brasileiros apoiam fim da escala de trabalho "6x1", mas com uma condição: sem redução salarial, diz pesquisa.

A maioria dos brasileiros é favorável ao fim da jornada de trabalho em seis dias e um dia de descanso por semana. No entanto, a grande discussão no Congresso Nacional está relacionada à possibilidade de diminuição do salário para compensar o aumento na folga semanal proposto pela PEC 148/2015.

A pesquisa da Nexus - Pesquisa e Inteligência de Dados revela que cerca de 84% dos entrevistados são favoráveis ao fim da escala "6x1", desde que não haja redução salarial. Ainda segundo a pesquisa, apenas 28% continuariam a ser favoráveis à medida se o salário fosse diminuído.

De acordo com Marcelo Tokarski, CEO da Nexus e responsável pela realização da pesquisa, os trabalhadores brasileiros são contrários à redução de jornada sem compensar em termos financeiros. "As empresas defendem que a jornada não seja reduzida mas, se houver redução, é com diminuição do salário. E os trabalhadores, de maneira geral, não topam uma redução de jornada com redução de salário", explicou Tokarski.

A pesquisa também apontou que 71% dos entrevistados que votaram no presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições passadas são favoráveis ao fim das 44 horas de trabalho semanais, enquanto apenas 53% do grupo de quem votou em Jair Bolsonaro concordam com a medida.

A PEC 148/2015 foi aprovada no dia 10 de dezembro do ano passado na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. No entanto, ainda precisa ser votada pelo plenário do Senado e pela Câmara dos Deputados para entrar em vigor.

A pesquisa indagou aos entrevistados se acham que a proposta será aprovada pelo Congresso Nacional. Nesse quesito, 52% disseram que sim, contra 35% que responderam não. Outros 13% não opinaram e apenas 12% afirmaram entender bem a PEC.

A aprovação da medida depende de dois votos favoráveis em cada casa do Congresso Nacional - pelo menos 49 senadores e 308 deputados. A expectativa é que o fim da escala "6x1" ocorra gradualmente, com um aumento na folga semanal a partir de 2027.

A redução da jornada de trabalho pode trazer benefícios para os trabalhadores em termos de qualidade de vida e produtividade. No entanto, o impacto financeiro também deve ser considerado pela sociedade brasileira durante essa discussão no Congresso Nacional.
Com informações de Agência Brasil - Economia

Notícias Relacionadas