Política

Lula nomeia a senadora Teresa Leitão como a nova líder do governo no Senado

25 de Junho de 2026 às 12:11

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou a senadora Teresa Leitão como líder do governo no Senado nesta quinta-feira (25). A parlamentar substitui Jaques Wagner, que deixou o cargo após ser citado na Operação Compliance Zero

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou a senadora Teresa Leitão (PT-PE) como a nova líder do governo no Senado. O anúncio, feito nesta quinta-feira (25) via rede social, ocorre após a saída de Jaques Wagner (PT-BA) da função na quarta-feira (24). Wagner deixou o cargo dias depois de ser citado na 9ª fase da Operação Compliance Zero, que apura fraudes financeiras bilionárias ligadas ao Banco Master.

Teresa Leitão, que anteriormente liderava a bancada do PT na Casa, afirmou que seu objetivo será intensificar a articulação entre o Palácio do Planalto, a base aliada e os parlamentares. A senadora destacou a importância do diálogo com os líderes e, especificamente, com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). A nomeação acontece em um período de tensões entre o governo e Alcolumbre, marcado por derrotas como a rejeição da indicação de Jorge Messias ao Supremo Tribunal Federal e a progressão de pautas que ampliam os gastos públicos.

Eleita em 2022 com mais de 2 milhões de votos, Teresa Leitão tornou-se a primeira mulher senadora por Pernambuco. Aos 74 anos, a parlamentar é formada em Pedagogia pela Universidade Católica de Pernambuco, possui trajetória como sindicalista e exerceu cinco mandatos como deputada estadual. Atualmente, ela é membro titular das comissões de Ciência e Tecnologia, de Educação e Cultura, e do Esporte.

Com informações de G1

Notícias Relacionadas