Ciência

Animais não poderão mais ser usados em testes de cosméticos e higiene

A proibição está em uma resolução publicada nesta quarta-feira (1) pelo Concea - Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal, colegiado do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Animais vertebrados não poderão mais ser usados em pesquisas de desenvolvimento e controle de qualidade de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes, que já possuem componentes com segurança e eficácia comprovadas. 

A proibição está em uma resolução publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (1) pelo Concea - Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal, colegiado do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Para fórmulas que sejam novas e não tenham comprovação de segurança ou eficácia, a norma obriga o uso de métodos alternativos reconhecidos, como explica Kátia de Angelis, coordenadora do Concea.

Kátia de Angelis destaca ainda que esta resolução é um avanço que deixa o Brasil alinhado com a legislação internacional sobre o tema.

A decisão do Concea foi comemorada por Carolina Mourão, presidente da Confederação Brasileira de Proteção Animal. O impacto positivo da proibição de uso de animais em pesquisas é destaque para a representante da sociedade protetora de animais.

A resolução, que já está valendo, foi aprovada em dezembro do ano passado em reunião do Concea e assinada  nessa terça-feira pela ministra da Ciência Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.  

 

Agência Brasil / Por Daniella Longuinho - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Roberto Piza / Alessandra Esteves - 01/03/2023 20:32:09. Última edição: 01/03/2023 20:32:09

Tags: Testes Animais Concea

Leia também:

Anatel libera instalação do 5G em mais 347 cidades do Brasil

Isso não significa que o sinal de internet mais rápido já estará disponível, mas sim que as operadoras poderão começar a se movimentar para desenvolver a infraestrutura necessária para operar o novo sistema. Os estados com mais cidades beneficiadas são Minas Gerais e Goiás.

Pesquisadores buscam voluntários para estudos com chá de Ayahuasca

Pesquisadores da Faculdade de medicina da USP de Ribeirão Preto estão buscando voluntários para diversas pesquisas a respeito do uso do chá de Ayahuasca no tratamento de transtornos mentais como depressão associado a quadros de câncer, uso abusivo de álcool e transtorno de estresse pós-traumático (TEPT)

Debate sobre PL das Fake News é destaque em seminário realizado em SP

Debate sobre PL das Fake News é destaque em seminário realizado em SP

O debate em torno de melhorias e aprovação do Projeto de Lei 2630, conhecido como PL das Fake News, foi o principal tema desta terça-feira no Seminário Informação, Big Techs e Democracia na América Latina. Na avaliação de Paulo Rená, ativista da Coalizão de Direitos na Rede, a discussão está adormecida no Congresso Nacional no momento, mas deve voltar ano que vem diante da urgência das eleições. Também devem surgir propostas pouco efetivas, na avaliação de Rená.

Moraes considera IA um novo desafio no combate ás fake news

Moraes considera IA um novo desafio no combate ás fake news

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, avalia que a Inteligência Artificial estabeleceu um novo desafio no combate à desinformação, com a utilização do sistema para manipulação política.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi