Ciência

Apenas 19% das mulheres estão online em países menos desenvolvidos

Segundo dados apresentados pela ONU, 3 bilhões de pessoas ainda não estão conectadas à internet. A maioria, mulheres e meninas em países em desenvolvimento.

A 67ª sessão da comissão da ONU sobre o Estatuto da Mulher começou nesta segunda-feira (6). Um dos principais eventos anuais da assembleia geral da ONU, a reunião segue até dia 17 de março e debate progresso relacionado a igualdade de gênero e ao empoderamento feminino.

Na abertura, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, destacou que este ano a sessão quer buscar formas de reduzir as lacunas da participação feminina em áreas de tecnologia e inovação.

O chefe da ONU ressaltou que, sem a participação e a criatividade de metade do mundo, a ciência e a tecnologia realizarão apenas 50% de seu potencial.

Segundo dados apresentados por ele, 3 bilhões de pessoas ainda não estão conectadas à internet. A maioria, mulheres e meninas em países em desenvolvimento. De acordo com Guterres, nos países menos desenvolvidos, apenas 19% das mulheres estão online.

Ele adiciona aqui, globalmente, meninas e mulheres representam apenas um terço dos alunos em ciências, tecnologia, engenharia e matemática.

O secretário-geral ainda reiterou que na indústria de tecnologia os homens superam as mulheres na proporção de dois para um na inteligência artificial. Apenas um em cada cinco trabalhadores é uma mulher.

Agência Brasil / Por Mayra Lopes - Repórter ONU News - Nova York / Edição: Alessandra Esteves - 06/03/2023 17:45:14. Última edição: 06/03/2023 17:45:14

Tags: ONU Mulheres Tecnologia Internet

Leia também:

Animais não poderão mais ser usados em testes de cosméticos e higiene

A proibição está em uma resolução publicada nesta quarta-feira (1) pelo Concea - Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal, colegiado do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Anatel libera instalação do 5G em mais 347 cidades do Brasil

Isso não significa que o sinal de internet mais rápido já estará disponível, mas sim que as operadoras poderão começar a se movimentar para desenvolver a infraestrutura necessária para operar o novo sistema. Os estados com mais cidades beneficiadas são Minas Gerais e Goiás.

Debate sobre PL das Fake News é destaque em seminário realizado em SP

Debate sobre PL das Fake News é destaque em seminário realizado em SP

O debate em torno de melhorias e aprovação do Projeto de Lei 2630, conhecido como PL das Fake News, foi o principal tema desta terça-feira no Seminário Informação, Big Techs e Democracia na América Latina. Na avaliação de Paulo Rená, ativista da Coalizão de Direitos na Rede, a discussão está adormecida no Congresso Nacional no momento, mas deve voltar ano que vem diante da urgência das eleições. Também devem surgir propostas pouco efetivas, na avaliação de Rená.

Moraes considera IA um novo desafio no combate ás fake news

Moraes considera IA um novo desafio no combate ás fake news

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, avalia que a Inteligência Artificial estabeleceu um novo desafio no combate à desinformação, com a utilização do sistema para manipulação política.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi