Ciência

Aplicativo vai ajudar a monitorar chuvas e deslizamentos

O aplicativo ainda prevê notificações personalizadas, mensagens de SMS com alertas, orientação sobre rotas de fuga e um conteúdo educacional.

Uma startup desenvolveu um aplicativo que fornece informações meteorológicas em tempo real para os usuários.

Batizado de Cittua, o aplicativo fornece a previsão do tempo específica para o local onde a pessoa está, o estágio operacional do município e o grau de risco de deslizamentos.

A ferramenta será lançada ainda neste semestre em fase de testes na Comunidade da Floresta, em Petrópolis, região Serrana do Rio de Janeiro, uma das áreas bastante afetadas no temporal de janeiro do ano passado, que deixou mais de 200 pessoas mortas.

A empresa tem acesso aos dados dos pluviômetros e estações meteorológicas instaladas no estado e, mais recentemente, numa parceria com o Instituto Estadual do Ambiente, passou a ter acesso aos dados obtidos pelos dois radares meteorológicos mantidos pelo Instituto.

Segundo Victor Azevedo, fundador e CEO da Wiiglo, startup que desenvolveu a tecnologia, a ideia é estabelecer parcerias com os municípios para que haja uma interação entre a cidade e o usuário.

O aplicativo ainda prevê notificações personalizadas, mensagens de SMS com alertas, orientação sobre rotas de fuga e um conteúdo educacional com orientações. A iniciativa foi financiada pela Faperj, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio. 

Agência Brasil / Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Roberto Piza / Alessandra Esteves - 31/03/2023 16:30:25. Última edição: 31/03/2023 16:30:25

Tags: Aplicativo Chuvas Deslizamentos Meteorologia

Leia também:

STF termina audiência pública que debate o Marco Civil da Internet

O debate foi provocado pelos ministros Dias Toffoli e Luiz Fux, relatores de ações que tratam da responsabilidade dos provedores de internet na remoção espontânea, ou seja, sem a determinação da justiça, de conteúdos com desinformação e discurso de ódio.

Sleeping Giants apresenta propostas para responsabilização na internet

A Sleeping Giants Brasil, uma associação de consumidores sem fins econômicos, políticos ou religiosos, apresentou nesta quarta-feira (29) um conjunto de propostas para a futura Lei de Liberdade, Responsabilidade e Transparência da Internet.

Debate sobre PL das Fake News é destaque em seminário realizado em SP

Debate sobre PL das Fake News é destaque em seminário realizado em SP

O debate em torno de melhorias e aprovação do Projeto de Lei 2630, conhecido como PL das Fake News, foi o principal tema desta terça-feira no Seminário Informação, Big Techs e Democracia na América Latina. Na avaliação de Paulo Rená, ativista da Coalizão de Direitos na Rede, a discussão está adormecida no Congresso Nacional no momento, mas deve voltar ano que vem diante da urgência das eleições. Também devem surgir propostas pouco efetivas, na avaliação de Rená.

Moraes considera IA um novo desafio no combate ás fake news

Moraes considera IA um novo desafio no combate ás fake news

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, avalia que a Inteligência Artificial estabeleceu um novo desafio no combate à desinformação, com a utilização do sistema para manipulação política.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi