Cápsula do Tempo, no Museu Nacional (RJ) será aberta em 2072
Uma carta destinada a visitantes do futuro é um dos mais de 100 itens colocados dentro de uma cápsula do tempo, que só poderá ser aberta daqui a 50 anos.
O evento faz parte da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
Um balão estratosférico que levará protótipos de pequenos satélites com experimentos científicos vai ser lançado neste domingo, às 14 horas, na área aberta do Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília. O evento faz parte da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, acompanha o lançamento junto com outras autoridades e representantes do setor de ciência, tecnologia e inovação no País.
O balão, inflado com gás hélio, tem 2 metros de diâmetro na altura do solo. A expectativa é que suba até 23 quilômetros de altitude. Lá em cima, por causa da baixa pressão, o balão deve se expandir ao máximo, chegando a 14 metros de diâmetro, antes de explodir. Depois disso, o paraqueda que subirá junto com o dispositivo será ativado, para garantir uma queda mais lenta, de forma que não danifique os equipamentos. Aqui em terra, uma equipe vai usar um localizador para buscar os satélites, que podem cair a até 47 quilômetros de distância do local de lançamento.
O experimento pretende testar a programação dos satélites e verificar a capacidade do dispositivo de rastreamento, com utilização de GPS e câmera. O lançamento conta com apoio do grupo de pesquisa Zenith, da Universidade de São Paulo.
Todo esse processo será transmitido ao vivo e quem quiser pode acompanhar o evento, desde o lançamento do balão estratosférico até a queda, pelo canal do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações no YouTube, ou pelo site da Olimpíada Brasileira de Satélite: obsat.org.br.
Agência Brasil / Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís - MA / Edição: Leila Santos / Beatriz Arcoverde - 06/12/2022 06:24:21. Última edição: 06/12/2022 06:24:21
Tags: Balão Estratosférico
Uma carta destinada a visitantes do futuro é um dos mais de 100 itens colocados dentro de uma cápsula do tempo, que só poderá ser aberta daqui a 50 anos.
Agora, o lançamento do foguete foi reagendado para a madrugada de terça para quarta-feira
O debate em torno de melhorias e aprovação do Projeto de Lei 2630, conhecido como PL das Fake News, foi o principal tema desta terça-feira no Seminário Informação, Big Techs e Democracia na América Latina. Na avaliação de Paulo Rená, ativista da Coalizão de Direitos na Rede, a discussão está adormecida no Congresso Nacional no momento, mas deve voltar ano que vem diante da urgência das eleições. Também devem surgir propostas pouco efetivas, na avaliação de Rená.
O ministro do STF, Alexandre de Moraes, avalia que a Inteligência Artificial estabeleceu um novo desafio no combate à desinformação, com a utilização do sistema para manipulação política.