Maratona científica e tecnológica para meninas começa nesta terça
A HackGirls 2023 vai de terça a quinta-feira e é direcionada para estudantes do ensino médio de escolas públicas.
O documento da Academia Brasileira de Ciências faz um diagnóstico sobre o uso da IA em diferentes áreas, como na saúde, na educação e no mercado de trabalho e apresenta, também, recomendações para o avanço da inteligência artificial no Brasil.
“O futuro da sociedade brasileira será moldado pelas escolhas que o governo e a sociedade fizerem em relação ao uso da inteligência artificial.” A conclusão faz parte de um relatório produzido por cientistas e pesquisadores da Academia Brasileira de Ciências.
O documento faz um diagnóstico sobre o uso da IA em diferentes áreas, como na saúde, na educação, na economia, no mercado de trabalho, apresenta também recomendações para o avanço da inteligência artificial no Brasil. Entre os principais pontos do relatório está a necessidade de formar profissionais qualificados e promover campanhas com informações sobre o que é inteligência artificial e como ela vem ganhando cada vez mais espaço no nosso dia a dia.
O professor Virgílio Almeida, diretor da Academia Brasileira de Ciências e coordenador do grupo de trabalho, ressalta a importância de investimentos no setor.
Na saúde, a IA pode ajudar no diagnóstico e identificação de doenças, na personalização de tratamentos e no uso de robôs em procedimentos médicos.
Capaz de simular a inteligência humana, ela também está presente nos aplicativos de voz e no reconhecimento facial do celular, por exemplo.
No setor empresarial, a tecnologia pode auxiliar no atendimento a clientes e na otimização de processos.
Diante de tantas possibilidades de uso da inteligência artificial, o professor destaca a necessidade de criar uma regulação para o setor. E faz um alerta.
O documento, lançado nesta quinta-feira (9) na sede da Academia Brasileira de Ciências, no Centro do Rio de Janeiro, contou com a participação de 16 pesquisadores, de diferentes áreas do conhecimento, de universidades estaduais, federais e particulares.
Agência Brasil / Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Sâmia Mendes / Alessandra Esteves - 09/11/2023 16:50:06. Última edição: 09/11/2023 16:50:06
Tags: Inteligência Artificial Academia Brasileira De Ciências Estudo
A HackGirls 2023 vai de terça a quinta-feira e é direcionada para estudantes do ensino médio de escolas públicas.
A Voz do Brasil entrevistou o presidente do CNPq, Ricardo Galvão, sobre o prêmio Jovens Cientistas e outras iniciativas do Conselho para popularizar a ciência no Brasil.
O debate em torno de melhorias e aprovação do Projeto de Lei 2630, conhecido como PL das Fake News, foi o principal tema desta terça-feira no Seminário Informação, Big Techs e Democracia na América Latina. Na avaliação de Paulo Rená, ativista da Coalizão de Direitos na Rede, a discussão está adormecida no Congresso Nacional no momento, mas deve voltar ano que vem diante da urgência das eleições. Também devem surgir propostas pouco efetivas, na avaliação de Rená.
O ministro do STF, Alexandre de Moraes, avalia que a Inteligência Artificial estabeleceu um novo desafio no combate à desinformação, com a utilização do sistema para manipulação política.