Ciência

Brasil precisa investir em inteligência artificial, diz cientistas

O documento da Academia Brasileira de Ciências faz um diagnóstico sobre o uso da IA em diferentes áreas, como na saúde, na educação e no mercado de trabalho e apresenta, também, recomendações para o avanço da inteligência artificial no Brasil.

“O futuro da sociedade brasileira será moldado pelas escolhas que o governo e a sociedade fizerem em relação ao uso da inteligência artificial.” A conclusão faz parte de um relatório produzido por cientistas e pesquisadores da Academia Brasileira de Ciências.

Brasil precisa investir em inteligência artificial, diz cientistas

O documento faz um diagnóstico sobre o uso da IA em diferentes áreas, como na saúde, na educação, na economia, no mercado de trabalho, apresenta  também recomendações para o avanço da inteligência artificial no Brasil. Entre os principais pontos do relatório está a necessidade de formar profissionais qualificados e promover campanhas com informações sobre o que é inteligência artificial e como ela vem ganhando cada vez mais espaço no nosso dia a dia.

O professor Virgílio Almeida, diretor da  Academia Brasileira de Ciências e coordenador do grupo de trabalho, ressalta a importância de investimentos no setor.

Na saúde, a IA pode ajudar no diagnóstico e identificação de doenças, na personalização de tratamentos e no uso de robôs em procedimentos médicos.

Capaz de simular a inteligência humana, ela também está presente nos aplicativos de voz e no reconhecimento facial do celular, por exemplo.

No setor empresarial, a tecnologia pode auxiliar no atendimento a clientes e na otimização de processos.

Diante de tantas possibilidades de uso da inteligência artificial, o professor destaca a necessidade de criar uma regulação para o setor. E faz um alerta.

O documento, lançado nesta quinta-feira (9) na sede da Academia Brasileira de Ciências, no Centro do Rio de Janeiro, contou com a participação de 16 pesquisadores, de diferentes áreas do conhecimento, de universidades estaduais, federais e particulares.

 

Agência Brasil / Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Sâmia Mendes / Alessandra Esteves - 09/11/2023 16:50:06. Última edição: 09/11/2023 16:50:06

Tags: Inteligência Artificial Academia Brasileira De Ciências Estudo

Leia também:

Maratona científica e tecnológica para meninas começa nesta terça

Maratona científica e tecnológica para meninas começa nesta terça

A HackGirls 2023 vai de terça a quinta-feira e é direcionada para estudantes do ensino médio de escolas públicas.

CNPq estimula pesquisa científica no país com prêmio Jovens Cientistas

CNPq estimula pesquisa científica no país com prêmio Jovens Cientistas

A Voz do Brasil entrevistou o presidente do CNPq, Ricardo Galvão, sobre o prêmio Jovens Cientistas e outras iniciativas do Conselho para popularizar a ciência no Brasil.

Debate sobre PL das Fake News é destaque em seminário realizado em SP

Debate sobre PL das Fake News é destaque em seminário realizado em SP

O debate em torno de melhorias e aprovação do Projeto de Lei 2630, conhecido como PL das Fake News, foi o principal tema desta terça-feira no Seminário Informação, Big Techs e Democracia na América Latina. Na avaliação de Paulo Rená, ativista da Coalizão de Direitos na Rede, a discussão está adormecida no Congresso Nacional no momento, mas deve voltar ano que vem diante da urgência das eleições. Também devem surgir propostas pouco efetivas, na avaliação de Rená.

Moraes considera IA um novo desafio no combate ás fake news

Moraes considera IA um novo desafio no combate ás fake news

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, avalia que a Inteligência Artificial estabeleceu um novo desafio no combate à desinformação, com a utilização do sistema para manipulação política.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi