Ciência

Campus Party debate a participação feminina na carreira tecnológica

Em uma área dominada por homens, uma das mesas na manhã desta quarta-feira (26) na Campus foi sobre iniciativas para incentivar meninas a seguir a carreira de tecnologia. O evento segue até domingo com atividades abertas para o público em geral.

Competição de culinária com uso de impressoras 3D e de gamers, arena de robôs , cultura geek e palestras sobre startups e empreendedorismo. Essas são as principais atrações da Campus Party 2023 , que começou nesta terça feira em São Paulo, com atividades que vão até domingo.

Em uma área dominada por homens, uma das mesas na manhã desta quarta-feira (26) na Campus foi sobre iniciativas para incentivar meninas a seguir a carreira de tecnologia

A professora do Instituto Federal de Goiás do campus Luziania, Christiane Borges, única professora mulher do curso de ciências da computação falou de algumas dificuldades por ser uma das poucas mulheres na área.

Christiane Borges coordena há mais de 10 anos o Metabotix, que oferece um laboratório prático para mulheres executarem seus projetos de robótica e metareciclagem e que também incentiva a participação de meninas nessa área de tecnologia.

A professora do Instituto Federal de São Paulo, campus Bragança, Talita Cypriano, que desenvolve atividades no projeto IF Meninas, falou que o ambiente da tecnologia é hostil às mulheres por uma série de razões, mas que é necessário desde cedo despertar a curiosidade das meninas nas atividades tecnológicas e que as atividades práticas são a melhor forma de fazer isso.

Ela também explicou qual a importância para a sociedade de se ter mais mulheres e uma maior diversidade de pessoas nas áreas de exatas e tecnologia.

A Campus Party segue até domingo com atividades abertas para o público em geral. Está sendo feita no Pavilhao de Exposições do Anhembi. Mais informações no brasil.campus-party.org

Agência Brasil / Por Eliane Gonçalves/Nelson Lin - Repórter Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Jacson Segundo / Alessandra Esteves - 26/07/2023 18:45:16. Última edição: 26/07/2023 18:45:16

Tags: Startups Empreendedorismo Campus Party 2023 Games Mulheres

Leia também:

Alckmin assina contrato de gestão do Centro de Bionegócios da Amazônia

Com a medida, a instituição se torna uma organização social e poderá captar recursos privados para continuar os trabalhos de pesquisa do antigo Centro de Biotecnologia da Amazônia, que era gerido pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

Nasa quer ampliar parceria com Brasil no monitoramento da Amazônia

O administrador da Nasa, Bill Nelson, se reuniu com o presidente Lula, nesta segunda-feira (24), no Palácio do Planalto, em Brasília, para tratar da cooperação aeroespacial entre Brasil e Estados Unidos.

Debate sobre PL das Fake News é destaque em seminário realizado em SP

Debate sobre PL das Fake News é destaque em seminário realizado em SP

O debate em torno de melhorias e aprovação do Projeto de Lei 2630, conhecido como PL das Fake News, foi o principal tema desta terça-feira no Seminário Informação, Big Techs e Democracia na América Latina. Na avaliação de Paulo Rená, ativista da Coalizão de Direitos na Rede, a discussão está adormecida no Congresso Nacional no momento, mas deve voltar ano que vem diante da urgência das eleições. Também devem surgir propostas pouco efetivas, na avaliação de Rená.

Moraes considera IA um novo desafio no combate ás fake news

Moraes considera IA um novo desafio no combate ás fake news

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, avalia que a Inteligência Artificial estabeleceu um novo desafio no combate à desinformação, com a utilização do sistema para manipulação política.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi