Ciência

Cérebro feminino é afetado em países com desigualdade de gênero

Uma pesquisa internacional realizada em parceria com a Universidade Federal de São Paulo e a Universidade de São Paulo comprova que as mulheres que vivem em países com pouca representatividade feminina têm o cérebro afetado.

A desigualdade de gênero provoca muitos impactos, especialmente nas mulheres. E de muitas formas: social, econômico e também físico e psicológico. Agora, uma pesquisa internacional realizada em parceria com a Universidade Federal de São Paulo e a Universidade de São Paulo comprova que as mulheres que vivem em países com pouca representatividade feminina têm o cérebro afetado.

O estudo analisou 7.876 exames de ressonância magnética em pessoas entre 18 e 40 anos de 79 países. Quando as imagens são comparadas, houve diferença em algumas regiões responsáveis, por exemplo, pelo processamento da memória, pela análise de emoções e regulação de sentimentos, medo e ansiedade.

Com esses dados, foi possível constatar as diferenças na estrutura do cérebro de mulheres em condições de vida menos favoráveis. Mas somente estudos futuros poderão mostrar como isso afeta concretamente a vida delas. É o que explica o psiquiatra Pedro Rosa, que participou da pesquisa. Para ele, ainda não se pode comprovar uma relação de causa e efeito.

Esse estudo, segundo o psiquiatra, inaugura essa primeira fase de maneira contundente. Agora é partir para outras respostas: o que causa isso, quais as consequências e outras variáveis.

* Com produção de Renato Lima.

Agência Brasil / Por Priscilla Mazenotti* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sâmia Mendes/ Renata Batista - 30/07/2023 08:35:06. Última edição: 30/07/2023 08:35:06

Tags: Desigualdade De Gênero

Leia também:

Campus Party debate a participação feminina na carreira tecnológica

Em uma área dominada por homens, uma das mesas na manhã desta quarta-feira (26) na Campus foi sobre iniciativas para incentivar meninas a seguir a carreira de tecnologia. O evento segue até domingo com atividades abertas para o público em geral.

Alckmin assina contrato de gestão do Centro de Bionegócios da Amazônia

Com a medida, a instituição se torna uma organização social e poderá captar recursos privados para continuar os trabalhos de pesquisa do antigo Centro de Biotecnologia da Amazônia, que era gerido pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

Debate sobre PL das Fake News é destaque em seminário realizado em SP

Debate sobre PL das Fake News é destaque em seminário realizado em SP

O debate em torno de melhorias e aprovação do Projeto de Lei 2630, conhecido como PL das Fake News, foi o principal tema desta terça-feira no Seminário Informação, Big Techs e Democracia na América Latina. Na avaliação de Paulo Rená, ativista da Coalizão de Direitos na Rede, a discussão está adormecida no Congresso Nacional no momento, mas deve voltar ano que vem diante da urgência das eleições. Também devem surgir propostas pouco efetivas, na avaliação de Rená.

Moraes considera IA um novo desafio no combate ás fake news

Moraes considera IA um novo desafio no combate ás fake news

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, avalia que a Inteligência Artificial estabeleceu um novo desafio no combate à desinformação, com a utilização do sistema para manipulação política.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi