Ciência

Comunidade isolada da Bahia ganha rede elétrica 100% sustentável

Sem energia elétrica por nove décadas, Xique-Xique, que tem cerca de 400 habitantes, ganhou a primeira rede de eletricidade 100% sustentável do país.

Já imaginou passar um dia inteiro sem energia elétrica? Sem ter acesso aos meios de comunicação, a eletrodomésticos ou a um simples prazer de ter uma lâmpada iluminando a casa? Agora imagine não ter acesso a tudo isso por 90 anos.

Essa realidade que parece impossível foi vivida por uma comunidade isolada de Xique-Xique, situada no município de Remanso, no norte da Bahia. Sem energia elétrica por nove décadas, a comunidade com cerca de 400 habitantes ganha a primeira rede de eletricidade 100% sustentável do país.

O supervisor de relacionamento da Neoenergia Coelba Cléber Pablo explica que o projeto de microrrede foi feito a partir do programa Luz para Todos, que tem a proposta de levar energia elétrica a áreas remotas do país.

Além das 110 casas que passaram a ter energia elétrica, o projeto também contempla uma escola, um poço artesiano comunitário e associação de moradores.

Agência Brasil / Por Josy Braga - Repórter da Rádio Educadora FM - Salvador / Edição: Educadora FM/Edgard Matsuki - 10/02/2023 11:45:22. Última edição: 10/02/2023 11:45:22

Tags: Energia Elétrica

Leia também:

Rio recebe encontro de inovação da América Latina

Antes do início do festival, que ocorre em abril, na Cidade das Artes, na zona oeste, o Centro Cultural Banco do Brasil apresenta uma prévia do evento. A programação começa nesta quarta-feira (25), a partir das 18h, no Espaço Conceito do CCBB. Cidades e infância é o tema deste primeiro encontro.

Jogos virtuais vão ajudar na prevenção de riscos

Projeto vai desenvolver games que abordem perigos como deslizamentos, alagamentos, quedas de árvores, chuvas fortes e ventanias.

Debate sobre PL das Fake News é destaque em seminário realizado em SP

Debate sobre PL das Fake News é destaque em seminário realizado em SP

O debate em torno de melhorias e aprovação do Projeto de Lei 2630, conhecido como PL das Fake News, foi o principal tema desta terça-feira no Seminário Informação, Big Techs e Democracia na América Latina. Na avaliação de Paulo Rená, ativista da Coalizão de Direitos na Rede, a discussão está adormecida no Congresso Nacional no momento, mas deve voltar ano que vem diante da urgência das eleições. Também devem surgir propostas pouco efetivas, na avaliação de Rená.

Moraes considera IA um novo desafio no combate ás fake news

Moraes considera IA um novo desafio no combate ás fake news

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, avalia que a Inteligência Artificial estabeleceu um novo desafio no combate à desinformação, com a utilização do sistema para manipulação política.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi