Ciência

Estudantes da UFRJ vão participar da Spaceport America Cup

Um grupo de 15 alunos viaja para o Novo México, nos Estados Unidos, neste sábado (10), para participar da maior competição de satélites e foguetes amadores do mundo

Um grupo de 15 alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a UFRJ, viaja para o Novo México, nos Estados Unidos, neste sábado (10), para participar da maior competição de satélites e foguetes amadores do mundo, que será realizada entre os dias 11 e 27 de junho. Com eles embarca também o Aurora, um foguete com aproximadamente três metros de comprimento e 40 quilos.

O grupo vai se somar aos mais de 1.700 alunos e professores, de 24 países, que se reunirão na Spaceport America Cup.

A equipe da UFRJ é dividida em duas. Além da Minerva Rockets, que se dedica aos foguetes, há ainda a Minerva Sats, voltada aos satélites. 

Para chegar à competição, as equipes trabalham de forma conjunta já que, normalmente, os experimentos com satélites contam com os foguetes para serem lançados.

Heloísa Vilar estuda engenharia mecânica e há três anos está na equipe Rockets.

E para evitar imprevistos, como aconteceu em 2019, o grupo vai contar com uma ajuda extra: um GPS. É que naquele ano, durante uma competição em São Paulo, o foguete lançado pelos estudantes explodiu. O motor caiu em uma área isolada, e ficou perdido. Só foi encontrado na competição do ano passado, em São Paulo.

Agência Brasil / Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Leila Santos/ Renata Batista - 10/06/2023 10:30:12. Última edição: 10/06/2023 10:30:12

Tags: Spaceport America Cup Foguete Satélite UFRJ

Leia também:

Fiocruz lança 12ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente

O evento reúne alunos e professores do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de todo o país. As inscrições começam nesta terça-feira (6) e devem ser feitas pelas instituições de ensino.

SP lança aplicativo com informações sobre a qualidade do ar

A plataforma apresenta os dados atualizados, em tempo real, diretamente na tela do celular, com a situação em cada trecho. A intenção é facilitar o acompanhamento da qualidade do ar nos percursos selecionados nos deslocamentos dentro de São Paulo.

Debate sobre PL das Fake News é destaque em seminário realizado em SP

Debate sobre PL das Fake News é destaque em seminário realizado em SP

O debate em torno de melhorias e aprovação do Projeto de Lei 2630, conhecido como PL das Fake News, foi o principal tema desta terça-feira no Seminário Informação, Big Techs e Democracia na América Latina. Na avaliação de Paulo Rená, ativista da Coalizão de Direitos na Rede, a discussão está adormecida no Congresso Nacional no momento, mas deve voltar ano que vem diante da urgência das eleições. Também devem surgir propostas pouco efetivas, na avaliação de Rená.

Moraes considera IA um novo desafio no combate ás fake news

Moraes considera IA um novo desafio no combate ás fake news

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, avalia que a Inteligência Artificial estabeleceu um novo desafio no combate à desinformação, com a utilização do sistema para manipulação política.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi