Ciência

Foguete será lançado da base de Alcântara (MA) nos próximos dias

Lançamento marca pontapé inicial na parceria público privada para lançamentos de pequenos satélites entre o governo federal e startup aeroespacial da Coréia do Sul.

O lançamento de foguete na base do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, marca pontapé inicial na parceria público-privada entre o governo federal e a startup aeroespacial da Coréia do Sul para lançamentos de pequenos satélites.

O voo do primeiro foguete produzido pela empresa sul-coerana Innospace deve acontecer na Base de Alcântara, como é conhecido o espaçoporto da Agência Espacial Brasileira, localizado no litoral maranhense, unidade subordinada à Força Aérea Brasileira.

O foguete HANBIT-TLV, que não é tripulado e possui tecnologia de motor não tóxico e não explosivo, produzido pela Innospace, é um pequeno lançador de satélites e esse será o primeiro voo teste do equipamento produzido na Coreia do Sul.

Durante o lançamento, batizado de Operação Astrolábio, o foguete vai usar propulsores à base de oxigênio líquido e parafina; e seu sistema patenteado de alimentação de bomba elétrica vai levar como carga útil um sistema de navegação inercial. 

Esse sistema, desenvolvido por profissionais civis e militares do Instituto de Aeronáutica e Espaço aqui do Brasil.

O voo previsto é de teste, para verificar o desempenho do motor do HANBIT-TLV. O foguete não vai ultrapassar 100 quilômetros de altitude, não entrando em órbita, ou seja, será na categoria suborbital.

O presidente da Agência Espacial Brasileira, Carlos Moura, fala da importância da Operação Astrolábio. 

O contrato firmado entre os sul-coreanos e o governo brasileiro em 2022 tem duração de 5 anos e prevê que a partir do ano que vem outros foguetes possam ser lançados de Alcântara.

O Centro de Lançamento do município maranhense é tido como estratégico no mercado espacial por causa de sua proximidade de apenas 17 minutos em relação à Linha do Equador, fazendo com que os voos partindo de lá cheguem mais rápido ao espaço, resultando em economia de combustível, um dos principais gastos para essa operação.

 

*matéria atualizada às 10h26 do dia 16 de dezembro de 2022: ao contrário do que constava no título e no texto da reportagem, o lançamento do foguete na base de Alcântara ainda não está confirmado para o próximo domingo (18), e está previsto para acontecer até o dia 21 de dezembro. Não houve alteração no áudio.

Agência Brasil / Por Madson Euler - Repórter da Rádio Nacional - São Luís (MA) / Edição: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi - 16/12/2022 10:50:48. Última edição: 16/12/2022 10:50:48

Tags: Foguete Alcântara Maranhão Satélite Coréia Do Sul

Leia também:

Mais da metade das indústrias investiram em inovação no ano passado

Pesquisa do IBGE mostra que 52,7% das grandes empresas brasileiras do setor industrial continuaram a investir em inovação de produtos ou negócios tecnológicos.

Novo Guia dos Dinossauros do Brasil cataloga 54 descobertas no país

O livro do paleontólogo e professor do Instituto de Geociências da USP, Luiz Anelli apresenta os 54 dinossauros já encontrados no país. E as ilustrações do paleoartista Júlio Lacerda ajudam na visualização dos animais.

Debate sobre PL das Fake News é destaque em seminário realizado em SP

Debate sobre PL das Fake News é destaque em seminário realizado em SP

O debate em torno de melhorias e aprovação do Projeto de Lei 2630, conhecido como PL das Fake News, foi o principal tema desta terça-feira no Seminário Informação, Big Techs e Democracia na América Latina. Na avaliação de Paulo Rená, ativista da Coalizão de Direitos na Rede, a discussão está adormecida no Congresso Nacional no momento, mas deve voltar ano que vem diante da urgência das eleições. Também devem surgir propostas pouco efetivas, na avaliação de Rená.

Moraes considera IA um novo desafio no combate ás fake news

Moraes considera IA um novo desafio no combate ás fake news

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, avalia que a Inteligência Artificial estabeleceu um novo desafio no combate à desinformação, com a utilização do sistema para manipulação política.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi