Mais da metade das indústrias investiram em inovação no ano passado
Pesquisa do IBGE mostra que 52,7% das grandes empresas brasileiras do setor industrial continuaram a investir em inovação de produtos ou negócios tecnológicos.
Lançamento marca pontapé inicial na parceria público privada para lançamentos de pequenos satélites entre o governo federal e startup aeroespacial da Coréia do Sul.
O lançamento de foguete na base do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, marca pontapé inicial na parceria público-privada entre o governo federal e a startup aeroespacial da Coréia do Sul para lançamentos de pequenos satélites.
O voo do primeiro foguete produzido pela empresa sul-coerana Innospace deve acontecer na Base de Alcântara, como é conhecido o espaçoporto da Agência Espacial Brasileira, localizado no litoral maranhense, unidade subordinada à Força Aérea Brasileira.
O foguete HANBIT-TLV, que não é tripulado e possui tecnologia de motor não tóxico e não explosivo, produzido pela Innospace, é um pequeno lançador de satélites e esse será o primeiro voo teste do equipamento produzido na Coreia do Sul.
Durante o lançamento, batizado de Operação Astrolábio, o foguete vai usar propulsores à base de oxigênio líquido e parafina; e seu sistema patenteado de alimentação de bomba elétrica vai levar como carga útil um sistema de navegação inercial.
Esse sistema, desenvolvido por profissionais civis e militares do Instituto de Aeronáutica e Espaço aqui do Brasil.
O voo previsto é de teste, para verificar o desempenho do motor do HANBIT-TLV. O foguete não vai ultrapassar 100 quilômetros de altitude, não entrando em órbita, ou seja, será na categoria suborbital.
O presidente da Agência Espacial Brasileira, Carlos Moura, fala da importância da Operação Astrolábio.
O contrato firmado entre os sul-coreanos e o governo brasileiro em 2022 tem duração de 5 anos e prevê que a partir do ano que vem outros foguetes possam ser lançados de Alcântara.
O Centro de Lançamento do município maranhense é tido como estratégico no mercado espacial por causa de sua proximidade de apenas 17 minutos em relação à Linha do Equador, fazendo com que os voos partindo de lá cheguem mais rápido ao espaço, resultando em economia de combustível, um dos principais gastos para essa operação.
*matéria atualizada às 10h26 do dia 16 de dezembro de 2022: ao contrário do que constava no título e no texto da reportagem, o lançamento do foguete na base de Alcântara ainda não está confirmado para o próximo domingo (18), e está previsto para acontecer até o dia 21 de dezembro. Não houve alteração no áudio.
Agência Brasil / Por Madson Euler - Repórter da Rádio Nacional - São Luís (MA) / Edição: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi - 16/12/2022 10:50:48. Última edição: 16/12/2022 10:50:48
Tags: Foguete Alcântara Maranhão Satélite Coréia Do Sul
Pesquisa do IBGE mostra que 52,7% das grandes empresas brasileiras do setor industrial continuaram a investir em inovação de produtos ou negócios tecnológicos.
O livro do paleontólogo e professor do Instituto de Geociências da USP, Luiz Anelli apresenta os 54 dinossauros já encontrados no país. E as ilustrações do paleoartista Júlio Lacerda ajudam na visualização dos animais.
O debate em torno de melhorias e aprovação do Projeto de Lei 2630, conhecido como PL das Fake News, foi o principal tema desta terça-feira no Seminário Informação, Big Techs e Democracia na América Latina. Na avaliação de Paulo Rená, ativista da Coalizão de Direitos na Rede, a discussão está adormecida no Congresso Nacional no momento, mas deve voltar ano que vem diante da urgência das eleições. Também devem surgir propostas pouco efetivas, na avaliação de Rená.
O ministro do STF, Alexandre de Moraes, avalia que a Inteligência Artificial estabeleceu um novo desafio no combate à desinformação, com a utilização do sistema para manipulação política.