Matemáticos e estatísticos criam plataforma contra notícias falsas
A ferramenta combina modelos estatísticos e inteligência artificial para analisar as palavras presentes em frases, textos inteiros ou links.
O foguete levou a bordo uma Plataforma de Microgravidade que será usada em pesquisas científicas. Agência Espacial Brasileira informou que a operação foi realizada com sucesso.
O foguete VSB-30 foi lançado, neste domingo (23), da Base Aérea de Alcântara, no Maranhão. O foguete levou a bordo uma Plataforma de Microgravidade que será usada em pesquisas científicas.
A Agência Espacial Brasileira, uma das responsáveis pelo lançamento, informou que a operação foi realizada com sucesso.
Segundo o presidente da Agência, Carlos Moura, o lançamento do foguete demonstra que o Brasil tem capacidade de explorar o desenvolvimento de tecnologias e pesquisas científicas em ambiente de microgravidade.
O objetivo da operação realizada nesse domingo é o de capacitar o país para oferecer às empresas e institutos de pesquisa a possibilidade de experimentos em microgravidade.
O primeiro lançamento com o VSB-30 no Brasil ocorreu em outubro de 2004. O foguete foi desenvolvido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço em parceria com o Centro Aeroespacial Alemão. Até então, já foram lançados 33 foguetes do mesmo tipo, cinco deles no Brasil e 28 no exterior.
Agência Brasil / Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília - 01/11/2022 15:18:26. Última edição: 01/11/2022 15:18:26
Tags: Foguete Alcântara Maranhão
A ferramenta combina modelos estatísticos e inteligência artificial para analisar as palavras presentes em frases, textos inteiros ou links.
Amostras de golfinhos-rotadores de Fernando de Noronha estão sendo coletadas por pesquisadores para acompanhar como está a variabilidade genética da espécie. Esse estudo é realizado por profissionais da Universidade Federal do Espírito Santo.
O debate em torno de melhorias e aprovação do Projeto de Lei 2630, conhecido como PL das Fake News, foi o principal tema desta terça-feira no Seminário Informação, Big Techs e Democracia na América Latina. Na avaliação de Paulo Rená, ativista da Coalizão de Direitos na Rede, a discussão está adormecida no Congresso Nacional no momento, mas deve voltar ano que vem diante da urgência das eleições. Também devem surgir propostas pouco efetivas, na avaliação de Rená.
O ministro do STF, Alexandre de Moraes, avalia que a Inteligência Artificial estabeleceu um novo desafio no combate à desinformação, com a utilização do sistema para manipulação política.