Ciência

Foguete VSB-30 foi lançado da Base Aérea de Alcântara, no Maranhão

O foguete levou a bordo uma Plataforma de Microgravidade que será usada em pesquisas científicas. Agência Espacial Brasileira informou que a operação foi realizada com sucesso.

O foguete VSB-30 foi lançado, neste domingo (23), da Base Aérea de Alcântara, no Maranhão. O foguete levou a bordo uma Plataforma de Microgravidade que será usada em pesquisas científicas.

A Agência Espacial Brasileira, uma das responsáveis pelo lançamento, informou que a operação foi realizada com sucesso.

Segundo o presidente da Agência, Carlos Moura, o lançamento do foguete demonstra que o Brasil tem capacidade de explorar o desenvolvimento de tecnologias e pesquisas científicas em ambiente de microgravidade.

O objetivo da operação realizada nesse domingo é o de capacitar o país para oferecer às empresas e institutos de pesquisa a possibilidade de experimentos em microgravidade.

O primeiro lançamento com o VSB-30 no Brasil ocorreu em outubro de 2004. O foguete foi desenvolvido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço em parceria com o Centro Aeroespacial Alemão. Até então, já foram lançados 33 foguetes do mesmo tipo, cinco deles no Brasil e 28 no exterior.

Agência Brasil / Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília - 01/11/2022 15:18:26. Última edição: 01/11/2022 15:18:26

Tags: Foguete Alcântara Maranhão

Leia também:

Matemáticos e estatísticos criam plataforma contra notícias falsas

A ferramenta combina modelos estatísticos e inteligência artificial para analisar as palavras presentes em frases, textos inteiros ou links.

UFES realiza estudo com golfinhos de Fernando de Noronha

Amostras de golfinhos-rotadores de Fernando de Noronha estão sendo coletadas por pesquisadores para acompanhar como está a variabilidade genética da espécie. Esse estudo é realizado por profissionais da Universidade Federal do Espírito Santo.

Debate sobre PL das Fake News é destaque em seminário realizado em SP

Debate sobre PL das Fake News é destaque em seminário realizado em SP

O debate em torno de melhorias e aprovação do Projeto de Lei 2630, conhecido como PL das Fake News, foi o principal tema desta terça-feira no Seminário Informação, Big Techs e Democracia na América Latina. Na avaliação de Paulo Rená, ativista da Coalizão de Direitos na Rede, a discussão está adormecida no Congresso Nacional no momento, mas deve voltar ano que vem diante da urgência das eleições. Também devem surgir propostas pouco efetivas, na avaliação de Rená.

Moraes considera IA um novo desafio no combate ás fake news

Moraes considera IA um novo desafio no combate ás fake news

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, avalia que a Inteligência Artificial estabeleceu um novo desafio no combate à desinformação, com a utilização do sistema para manipulação política.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi