Estudantes da UFRJ vão participar da Spaceport America Cup
Um grupo de 15 alunos viaja para o Novo México, nos Estados Unidos, neste sábado (10), para participar da maior competição de satélites e foguetes amadores do mundo
Ubirajara jubatus viveu há 110 milhões de anos na região do Cariri, no Ceará. Com o tamanho de uma galinha, o fóssil é o primeiro dinossauro não voador com penas encontrado na América Latina. Ele estava em um museu na Alemanha.
Ubirajara jubatus viveu há 110 milhões de anos na região do Cariri, no Ceará. Com o tamanho de uma galinha, o fóssil é o primeiro dinossauro não voador com penas encontrado na América Latina. Ele estava em um museu na Alemanha. Foram necessários anos de negociações para que o governo alemão determinasse o retorno do fóssil ao Brasil.
A legislação brasileira considera que os fósseis são bens da União, não podem ser comercializados e só podem ser exportados com autorização. As devoluções de fósseis brasileiros retirados de forma ilegal começaram recentemente e a expectativa é que agora se tornem frequentes, como destaca o professor de paleontologia da Universidade de Brasília Rodrigo Santucci.
Ubirajara jubatus vai retornar a seu habitat e fará parte do acervo do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, em Santana do Cariri, no Ceará. A cerimônia de repatriação vai ser nesta segunda-feira (12), uma conquista do povo brasileiro na avaliação de Allysson Pinheiro, diretor do museu.
O Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens recebe em média dois mil visitantes por mês e pertence à região do Geoparque do Araripe, entre os estados do Ceará, Pernambuco e Piauí, conhecida como centro paleontológico.
* Com reportagem de Manuela Castro.
Agência Brasil / Por Sheily Noleto* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Rádio Nacional/ Renata Batista - 11/06/2023 09:00:04. Última edição: 11/06/2023 09:00:04
Tags: Dinossauro Fóssil
Um grupo de 15 alunos viaja para o Novo México, nos Estados Unidos, neste sábado (10), para participar da maior competição de satélites e foguetes amadores do mundo
O evento reúne alunos e professores do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de todo o país. As inscrições começam nesta terça-feira (6) e devem ser feitas pelas instituições de ensino.
O debate em torno de melhorias e aprovação do Projeto de Lei 2630, conhecido como PL das Fake News, foi o principal tema desta terça-feira no Seminário Informação, Big Techs e Democracia na América Latina. Na avaliação de Paulo Rená, ativista da Coalizão de Direitos na Rede, a discussão está adormecida no Congresso Nacional no momento, mas deve voltar ano que vem diante da urgência das eleições. Também devem surgir propostas pouco efetivas, na avaliação de Rená.
O ministro do STF, Alexandre de Moraes, avalia que a Inteligência Artificial estabeleceu um novo desafio no combate à desinformação, com a utilização do sistema para manipulação política.