Ciência

Fóssil descoberto no RS é mamífero mais antigo do mundo

Roedor é parente antigo da capivara e viveu há 225 milhões de anos

Um grupo de pesquisadores brasileiros e ingleses descobriu os mamíferos mais antigos do mundo. O trabalho durou cerca de 20 anos e revelou que fósseis encontrados na região central do Rio Grande do Sul pertencem a uma espécie de roedor.

O estudo analisou a dentição de pequenos cinodontes chamados Brasilodon quadrangularis, que foram encontrados fossilizados em rochas do período Triássico. São parentes antigos das capivaras e que viviam na região 225 milhões de anos atrás.

Os animais tinham apenas 20 centímetros de comprimento total e pesavam pouco mais de 15 gramas. Até então, a ciência acreditava que eles tinham a mesma natureza biológica dos répteis: sangue frio e reprodução por meio de ovos. Mas a pesquisa mostrou que eles parecem os pequenos roedores atuais. Ou seja, têm sangue quente e se reproduzem por ninhadas de filhotes que são paridos e alimentados pela mãe.

O estudo é importante porque prova que os mamíferos placentários são tão antigos quanto os primeiros dinossauros. Isso traz informações sobre os padrões genéticos, embriológicos e fisiológicos dos animais vertebrados ao longo do tempo.

Agência Brasil / Por Victor Ribeiro - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Paula de Castro/ Sumaia Villela - 14/09/2022 23:46:21. Última edição: 14/09/2022 23:46:21

Tags: Paleontologia Fóssil Mamífero Mais Antigo Do Mundo

Leia também:

Desastre em Brumadinho: UFV desenvolve tecnologia para salvar plantas

Para ajudar no reflorestamento da região atingida, cientistas da UFV, a Universidade Federal de Viçosa, estão clonando árvores nativas ameaçadas de extinção para acelerar a recuperação do espaço

Sinal do 5G puro chega a mais sete capitais na segunda-feira (19)

As cidades são Aracaju, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Maceió, São Luís e Teresina.

Debate sobre PL das Fake News é destaque em seminário realizado em SP

Debate sobre PL das Fake News é destaque em seminário realizado em SP

O debate em torno de melhorias e aprovação do Projeto de Lei 2630, conhecido como PL das Fake News, foi o principal tema desta terça-feira no Seminário Informação, Big Techs e Democracia na América Latina. Na avaliação de Paulo Rená, ativista da Coalizão de Direitos na Rede, a discussão está adormecida no Congresso Nacional no momento, mas deve voltar ano que vem diante da urgência das eleições. Também devem surgir propostas pouco efetivas, na avaliação de Rená.

Moraes considera IA um novo desafio no combate ás fake news

Moraes considera IA um novo desafio no combate ás fake news

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, avalia que a Inteligência Artificial estabeleceu um novo desafio no combate à desinformação, com a utilização do sistema para manipulação política.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi