Ciência

Há 65 anos, cadela Laika era enviada ao espaço em foguete Sputnik 2

Laika entrou para a História como o primeiro mamífero a viajar para o espaço.

O ano era 1957. Pelas ruas de Moscou, capital da antiga União Soviética, perambulava uma cadelinha vira-lata sem lar, de aproximadamente três anos de idade. Mesmo que tivesse o dom do raciocínio, a cachorrinha jamais poderia imaginar o que o futuro estava reservando para ela.

Naquele ano, cientistas do Programa Espacial Soviético capturaram a cadelinha e deram a ela o nome de Laika. O objetivo dos russos era lançar a cachorra ao espaço, a fim de conhecer os efeitos da viagem sobre os seres vivos.

Naquele momento da corrida espacial entre a União Soviética e os Estados Unidos, a tecnologia de foguetes já estava desenvolvida o suficiente para que esse tipo de teste fosse realizado, como preparação para o envio futuro de humanos para a órbita da terra. Quem explica é o presidente da Agência Espacial Brasileira, Carlos Moura.

Os cientistas soviéticos lançaram a cadela no foguete Sputnik 2, no dia 3 de novembro de 1957. Após a decolagem, a frequência cardíaca da cachorra aumentou de três a quatro vezes em relação ao normal. Poucos minutos depois, Laika entrou para a História como o primeiro mamífero a viajar para o espaço.

Depois permanecer em órbita da Terra por algumas horas, no entanto, Laika morreu em uma explosão da Sputnik 2, quando o foguete voltou a fazer contato com a atmosfera do planeta.

Os russos já sabiam que a cachorra não sobreviveria à viagem espacial. Apesar do fim trágico, o lançamento de Laika para a órbita da terra forneceu aos cientistas informações essenciais que possibilitaram, poucos anos depois, as viagens dos primeiros astronautas.

No dia 12 de abril de 1961, o cosmonauta soviético Yuri Gagarin se tornou o primeiro homem a viajar para o espaço. A bordo da nave Vostok 1, Gagarin deu uma volta ao redor do planeta e disse a famosa frase: “Vejo a terra, ela é azul”.

Agência Brasil / Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Roberto Piza/Edgard Matsuki - 08/11/2022 19:29:54. Última edição: 08/11/2022 19:29:54

Tags: Laika Sputinik Espaço

Leia também:

Começa, no Rio, festival de cultura digital "Hacktudo"

O evento vai oferecer atrações para crianças e adultos que mostram como a tecnologia, a cultura e a arte estão se misturando no mundo atual.

Foguete VSB-30 foi lançado da Base Aérea de Alcântara, no Maranhão

O foguete levou a bordo uma Plataforma de Microgravidade que será usada em pesquisas científicas. Agência Espacial Brasileira informou que a operação foi realizada com sucesso.

Debate sobre PL das Fake News é destaque em seminário realizado em SP

Debate sobre PL das Fake News é destaque em seminário realizado em SP

O debate em torno de melhorias e aprovação do Projeto de Lei 2630, conhecido como PL das Fake News, foi o principal tema desta terça-feira no Seminário Informação, Big Techs e Democracia na América Latina. Na avaliação de Paulo Rená, ativista da Coalizão de Direitos na Rede, a discussão está adormecida no Congresso Nacional no momento, mas deve voltar ano que vem diante da urgência das eleições. Também devem surgir propostas pouco efetivas, na avaliação de Rená.

Moraes considera IA um novo desafio no combate ás fake news

Moraes considera IA um novo desafio no combate ás fake news

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, avalia que a Inteligência Artificial estabeleceu um novo desafio no combate à desinformação, com a utilização do sistema para manipulação política.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi