Ciência

Lula entrega Ordem Nacional do Mérito Científico aos destaques da área

Após homenagear dezenas de cientistas e instituições, o presidente Lula destacou a atuação dos pesquisadores no Brasil e declarou a volta da ciência.

Uma honraria foi negada, no governo anterior, à médica sanitarista Adele Benzaken, que deveria receber a Ordem Nacional do Mérito Científico, pela contribuição à ciência, no Brasil. Em um ato de reparação histórica, o governo concedeu a ela, nesta quarta-feira (12), a medalha, durante a cerimônia de retomada do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, em Brasília. 

Após receber a condecoração do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Adele Benzaken foi agraciada e comemorou o reencontro com “um novo país”. 

Após homenagear dezenas de cientistas e instituições, o presidente Lula destacou a atuação dos pesquisadores no Brasil e declarou a volta da ciência. 

Presente no evento, que também marcou a retomada do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, a Ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos disse que a ocasião é um ato de desagravo aos profissionais da ciência, no país. 

Adele Benzaken, que teve a condecoração negada em 2021, foi demitida do Ministério da Saúde, na época, depois de publicar material sobre a prevenção de doenças entre homens trans. Também recebeu a condecoração nesta quarta, o infectologista Marcus Vinícius Lacerda, que constatou, após estudos, a ineficácia da cloroquina no tratamento da covid-19. Ele também teve a homenagem negada o governo passado. 

Ainda na cerimônia, no Palácio do Planalto, o presidente Lula assinou o decreto que convoca a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que está prevista para o primeiro semestre do ano que vem. 

 

Agência Brasil / Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Paula Castro / Alessandra Esteves - 12/07/2023 17:40:09. Última edição: 12/07/2023 17:40:09

Tags: Ordem Nacional Do Mérito Científico Conselho Nacional Da Ciência E Tecnologia Covid-19

Leia também:

Implementação do 5G avança no Brasil e pode ser concluída antes

Todas as capitais deveriam ter o 5G até 2022. Na sequência, as cidades com mais de 500 mil habitantes deveriam ter o sinal até 2025. Atualmente, todos esses municípios já têm a rede.

Projeto da UFRJ ajuda produtores a tornar produtos mais atrativos

Projeto desenvolvido pela Inova UFRJ, Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Escola de Belas Artes está ajudando pequenos produtores rurais a tornar seus produtos mais atrativos para o mercado. Além da qualidade, a ideia é investir na imagem do produto.

Debate sobre PL das Fake News é destaque em seminário realizado em SP

Debate sobre PL das Fake News é destaque em seminário realizado em SP

O debate em torno de melhorias e aprovação do Projeto de Lei 2630, conhecido como PL das Fake News, foi o principal tema desta terça-feira no Seminário Informação, Big Techs e Democracia na América Latina. Na avaliação de Paulo Rená, ativista da Coalizão de Direitos na Rede, a discussão está adormecida no Congresso Nacional no momento, mas deve voltar ano que vem diante da urgência das eleições. Também devem surgir propostas pouco efetivas, na avaliação de Rená.

Moraes considera IA um novo desafio no combate ás fake news

Moraes considera IA um novo desafio no combate ás fake news

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, avalia que a Inteligência Artificial estabeleceu um novo desafio no combate à desinformação, com a utilização do sistema para manipulação política.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi