Ciência

Mais da metade das indústrias investiram em inovação no ano passado

Pesquisa do IBGE mostra que 52,7% das grandes empresas brasileiras do setor industrial continuaram a investir em inovação de produtos ou negócios tecnológicos.

Mesmo durante a pandemia da covid-19, mais da metade das grandes empresas brasileiras do setor industrial, 52,7%, continuaram a investir em inovação de produtos ou negócios tecnológicos. E, no topo do ranking estão as indústrias de máquinas e equipamentos, especialmente de instrumentos e materiais para uso médico e odontológico, e as de produtos químicos e farmacêuticos.

Os investimentos em pesquisa e desenvolvimento também foram mantidos em 2021, mas de forma menos intensa. Trinta e quatro por cento das indústrias que inovaram gastaram com pesquisa e desenvolvimento e os destaques foram as de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos, químicos, farmacêuticos e veículos automotores.

Os dados são da Pesquisa de Inovação Semestral (Pintec 2021), divulgada nesta quinta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Esta primeira edição da pesquisa mostra que 70,5% das empresas com 100 ou mais pessoas ocupadas nas indústrias extrativas e de transformação lançaram algum produto novo no mercado ou implementaram algum processo de negócio novo.

No entanto, as que se destacaram na inovação foram as maiores, com 500 ou mais empregados. O que, segundo o coordenador de Estatísticas Estruturais e Temáticas em Empresas do IBGE, Alessandro Pinheiro, é um panorama coerente com o que estamos acostumados. Para ele, as características da inovação no Brasil são as mesmas de países em desenvolvimento.

Sobre as expectativas para este ano, 59,8% das empresas que inovaram disseram que iam manter os gastos com pesquisa e desenvolvimento, mesmo listando a instabilidade econômica, o acirramento da concorrência e a escassez de recursos públicos como as principais dificuldades. Já para 2023, 58,4% esperam aumentar os investimentos em P&D.

Agência Brasil / Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Elifas Levi / Nathália Mendes - 15/12/2022 12:07:22. Última edição: 15/12/2022 12:07:22

Tags: IBGE. Pintec Inovação

Leia também:

Novo Guia dos Dinossauros do Brasil cataloga 54 descobertas no país

O livro do paleontólogo e professor do Instituto de Geociências da USP, Luiz Anelli apresenta os 54 dinossauros já encontrados no país. E as ilustrações do paleoartista Júlio Lacerda ajudam na visualização dos animais.

Balão com protótipos de satélites será lançado hoje em Brasília

O evento faz parte da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Debate sobre PL das Fake News é destaque em seminário realizado em SP

Debate sobre PL das Fake News é destaque em seminário realizado em SP

O debate em torno de melhorias e aprovação do Projeto de Lei 2630, conhecido como PL das Fake News, foi o principal tema desta terça-feira no Seminário Informação, Big Techs e Democracia na América Latina. Na avaliação de Paulo Rená, ativista da Coalizão de Direitos na Rede, a discussão está adormecida no Congresso Nacional no momento, mas deve voltar ano que vem diante da urgência das eleições. Também devem surgir propostas pouco efetivas, na avaliação de Rená.

Moraes considera IA um novo desafio no combate ás fake news

Moraes considera IA um novo desafio no combate ás fake news

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, avalia que a Inteligência Artificial estabeleceu um novo desafio no combate à desinformação, com a utilização do sistema para manipulação política.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi