Ciência

Mais três capitais passam a ter sinal puro de 5G a partir de segunda

É o chamado 5G standalone, que chega agora a Fortaleza, no Ceará; Natal, no Rio Grande do Norte; e Recife, em Pernambuco.

A partir de segunda-feira, dia 5 de setembro, três capitais passam a ter o sinal puro da telefonia móvel de 5ª geração. É o chamado 5G standalone, que chega agora a Fortaleza, no Ceará; Natal, no Rio Grande do Norte; e Recife, em Pernambuco.

A decisão foi tomada nesta quinta-feira pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa usada pelo 5G. Até o dia 28 de novembro, as operadoras Claro, Tim e Vivo deverão ter, no mínimo, 63 estações de 5G ativadas no Recife, 33 em Natal e 102 em Fortaleza.

O 5G puro opera na frequência dos 3,5 GHz, que é a mesma usada pelas antenas parabólicas. Para evitar interferência, é preciso substituir por uma antena menor, que vai pegar TV digital.

O kit de instalação custa cerca de R$ 400, mas as famílias inscritas no Cadastro Único para programas sociais do governo federal podem trocar de graça. Basta fazer o pedido no portal sigaantenado.com.br ou por telefone, no número 0800-729-2404.

O 5G standalone já está em operação em Brasília, Minas Gerais, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, João Pessoa, Palmas, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória.

Agência Brasil / Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Roberto Piza/ Renata Batista - 14/09/2022 23:46:32. Última edição: 14/09/2022 23:46:32

Tags: 5G 5g Standalone

Leia também:

Siga Antenado inicia agendamento para instalação de kits em São Luís

Com a chegada do 5G em São Luís, agora em setembro, o Siga Antenado inicia agendamentos para a instalação dos kits gratuitos com a nova parabólica digital. A previsão é que sejam distribuídos mais de

Nasa reinicia contagem regressiva para voltar à Lua

Problemas técnicos adiaram o lançamento da Missão Artemis I na última segunda-feira (29).

Debate sobre PL das Fake News é destaque em seminário realizado em SP

Debate sobre PL das Fake News é destaque em seminário realizado em SP

O debate em torno de melhorias e aprovação do Projeto de Lei 2630, conhecido como PL das Fake News, foi o principal tema desta terça-feira no Seminário Informação, Big Techs e Democracia na América Latina. Na avaliação de Paulo Rená, ativista da Coalizão de Direitos na Rede, a discussão está adormecida no Congresso Nacional no momento, mas deve voltar ano que vem diante da urgência das eleições. Também devem surgir propostas pouco efetivas, na avaliação de Rená.

Moraes considera IA um novo desafio no combate ás fake news

Moraes considera IA um novo desafio no combate ás fake news

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, avalia que a Inteligência Artificial estabeleceu um novo desafio no combate à desinformação, com a utilização do sistema para manipulação política.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi