CNPq estimula pesquisa científica no país com prêmio Jovens Cientistas
A Voz do Brasil entrevistou o presidente do CNPq, Ricardo Galvão, sobre o prêmio Jovens Cientistas e outras iniciativas do Conselho para popularizar a ciência no Brasil.
A HackGirls 2023 vai de terça a quinta-feira e é direcionada para estudantes do ensino médio de escolas públicas.
Meninas amantes de ciência e tecnologia estudantes do ensino médio de escolas públicas estão com uma oportunidade única para alavancar seus conhecimentos.
É a edição de 2023 do HackGirls-Fiocruz - maratona científica e tecnológica – que vai de terça a quinta-feira. O evento é direcionado para moradoras de comunidades do Rio e de outras cidades onde a Fundação Oswaldo Cruz possui sede. Uma das coordenadoras do HackGirls e pesquisadora da Fiocruz, Klena Sarges, avalia a importância de iniciativas direcionadas especialmente para mulheres.
Serão três dias de imersão com muito aprendizado, interação e premiações para as equipes que tiverem os melhores projetos apresentados no final da maratona. As selecionadas terão oportunidade de protagonizar a elaboração de soluções em saúde para seus próprios desafios e aprendem a desenvolver softwares em nível básico. A participante do ano passado, Kassiane Evangelista, fala de como o evento a ajudou nas decisões sobre seu futuro profissional.
No primeiro dia, as meninas assistem a palestras sobre Ciência e sua aplicação para a saúde ministradas por mulheres cientistas e também a uma apresentação, pela equipe vencedora do HackGirls 2022, do aplicativo EPFO - Empoderamento Feminino, desenvolvido com suporte de pesquisadoras da Fiocruz. O aplicativo é gratuito e oferece apoio a mulheres que sofrem violência doméstica, abuso físico e/ou psicológico.
Agência Brasil / Por Tatiana Alves - Repórter Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Tâmara Freire / Alessandra Esteves - 06/11/2023 18:45:07. Última edição: 06/11/2023 18:45:07
Tags: HackGirs 2023 Maratona Fiocruz
A Voz do Brasil entrevistou o presidente do CNPq, Ricardo Galvão, sobre o prêmio Jovens Cientistas e outras iniciativas do Conselho para popularizar a ciência no Brasil.
O novo indicador será verificado após a implementação das metas determinadas pelo “ConectaBR”, Programa Nacional de Melhoria da Cobertura e da Qualidade da Banda Larga Móvel, criado nesse final de semana pelo ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
O debate em torno de melhorias e aprovação do Projeto de Lei 2630, conhecido como PL das Fake News, foi o principal tema desta terça-feira no Seminário Informação, Big Techs e Democracia na América Latina. Na avaliação de Paulo Rená, ativista da Coalizão de Direitos na Rede, a discussão está adormecida no Congresso Nacional no momento, mas deve voltar ano que vem diante da urgência das eleições. Também devem surgir propostas pouco efetivas, na avaliação de Rená.
O ministro do STF, Alexandre de Moraes, avalia que a Inteligência Artificial estabeleceu um novo desafio no combate à desinformação, com a utilização do sistema para manipulação política.