Ciência

Maratona científica e tecnológica para meninas começa nesta terça

A HackGirls 2023 vai de terça a quinta-feira e é direcionada para estudantes do ensino médio de escolas públicas.

Meninas amantes de ciência e tecnologia estudantes do ensino médio de escolas públicas estão com uma oportunidade única para alavancar seus conhecimentos.

Maratona científica e tecnológica para meninas começa nesta terça

É a edição de 2023 do HackGirls-Fiocruz - maratona científica e tecnológica – que vai de terça a quinta-feira. O evento é direcionado para moradoras de comunidades do Rio e de outras cidades onde a Fundação Oswaldo Cruz possui sede. Uma das coordenadoras do HackGirls e pesquisadora da Fiocruz, Klena Sarges, avalia a importância de iniciativas direcionadas especialmente para mulheres.

Serão três dias de imersão com muito aprendizado, interação e premiações para as equipes que tiverem os melhores projetos apresentados no final da maratona. As selecionadas terão oportunidade de protagonizar a elaboração de soluções em saúde para seus próprios desafios e aprendem a desenvolver softwares em nível básico. A participante do ano passado, Kassiane Evangelista, fala de como o evento a ajudou nas decisões sobre seu futuro profissional.

No primeiro dia, as meninas assistem a palestras sobre Ciência e sua aplicação para a saúde ministradas por mulheres cientistas e também a uma apresentação, pela equipe vencedora do HackGirls 2022, do aplicativo EPFO - Empoderamento Feminino, desenvolvido com suporte de pesquisadoras da Fiocruz. O aplicativo é gratuito e oferece apoio a mulheres que sofrem violência doméstica, abuso físico e/ou psicológico.

 

 

Agência Brasil / Por Tatiana Alves - Repórter Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Tâmara Freire / Alessandra Esteves - 06/11/2023 18:45:07. Última edição: 06/11/2023 18:45:07

Tags: HackGirs 2023 Maratona Fiocruz

Leia também:

CNPq estimula pesquisa científica no país com prêmio Jovens Cientistas

CNPq estimula pesquisa científica no país com prêmio Jovens Cientistas

A Voz do Brasil entrevistou o presidente do CNPq, Ricardo Galvão, sobre o prêmio Jovens Cientistas e outras iniciativas do Conselho para popularizar a ciência no Brasil.

Programa ConectaBR vai aferir qualidade do serviço de internet 4G e 5G

Programa ConectaBR vai aferir qualidade do serviço de internet 4G e 5G

O novo indicador será verificado após a implementação das metas determinadas pelo “ConectaBR”, Programa Nacional de Melhoria da Cobertura e da Qualidade da Banda Larga Móvel, criado nesse final de semana pelo ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

Debate sobre PL das Fake News é destaque em seminário realizado em SP

Debate sobre PL das Fake News é destaque em seminário realizado em SP

O debate em torno de melhorias e aprovação do Projeto de Lei 2630, conhecido como PL das Fake News, foi o principal tema desta terça-feira no Seminário Informação, Big Techs e Democracia na América Latina. Na avaliação de Paulo Rená, ativista da Coalizão de Direitos na Rede, a discussão está adormecida no Congresso Nacional no momento, mas deve voltar ano que vem diante da urgência das eleições. Também devem surgir propostas pouco efetivas, na avaliação de Rená.

Moraes considera IA um novo desafio no combate ás fake news

Moraes considera IA um novo desafio no combate ás fake news

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, avalia que a Inteligência Artificial estabeleceu um novo desafio no combate à desinformação, com a utilização do sistema para manipulação política.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi