Ciência

Ministério da Ciência pretende criar Centro Nacional de Vacinas

De acordo com a ministra Luciana Santos, o espaço é para a ampliar a capacidade do Brasil na área, especialmente após os desafios enfrentados na pandemia de covid-19.

A construção de um Centro Nacional de Vacinas está entre os projetos previstos pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Foi o que informou nesta segunda-feira (20) a titular da pasta, Luciana Santos. O espaço é para a ampliar a capacidade do Brasil na área, especialmente após os desafios enfrentados na pandemia de covid-19.

“Nós estamos investindo na construção de um Centro Nacional de Vacinas, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais. Esse centro faz parte da nossa estratégia de alcançar autossuficiência no desenvolvimento e na produção do IFA e nas pesquisas para a fabricação de vacinas que atendam as nossas necessidades nacionais”.

A declaração foi dada na cerimônia de Recepção aos Novos Alunos e Aula Inaugural de 2023 do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Coope/UFRJ. A ministra também anunciou uma nova parceria com a China na área espacial e investimentos tecnológicos na questão climática.

“Destaco ainda uma parceria que será firmada com a China, por ocasião da visita oficial do presidente Lula na próxima semana. Nossa expectativa é assinar um acordo de cooperação para o desenvolvimento de um novo satélite, o CBERS 6. Essa é a maior constelação de satélites que nós temos em parceria com a China e que vai mudar o nosso monitoramento da Amazônia. Também daremos um salto em nossa infraestrutura de pesquisa climática, com a aquisição do novo supercomputador para o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o INPE”.

Outro ponto abordado por Luciana Santos foi a necessidade de melhorias nos investimentos em inovação tecnológica.

“O Brasil ainda amarga baixos índices de inovação tecnológica nas empresas e na sociedade. Sem dúvida, este é um gargalo importante a ser superado”.

A ministra acrescentou ainda que foi feito um reajuste de 40% a 200% nas bolsas de ciência e tecnologia e que será lançado um edital no valor de R$ 100 milhões para apoiar projetos que estimulem meninas e mulheres nas ciências.

A Recepção aos Novos Alunos faz parte das comemorações dos 60 anos da Copppe UFRJ, maior centro de ensino e pesquisa de engenharia da América Latina.

Agência Brasil / Por Carolina Pessoa - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Bianca Paiva / Alessandra Esteves - 20/03/2023 19:15:04. Última edição: 20/03/2023 19:15:04

Tags: Centro Nacional De Vacinas Satélite Ministério Da Ciência Tecnologia E Inovação

Leia também:

Agência Espacial Brasileira lança foguete comercial no Maranhão

O lançamento experimental, não tripulado, do foguete sul-coreano HANBIT-TLV, ocorreu no Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, nesse domingo (19).

Agência Espacial Brasileira lança primeiro foguete comercial

O lançamento experimental, não tripulado, do foguete sul-coreano HANBIT-TLV, ocorreu no Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, nesse domingo (19).

Debate sobre PL das Fake News é destaque em seminário realizado em SP

Debate sobre PL das Fake News é destaque em seminário realizado em SP

O debate em torno de melhorias e aprovação do Projeto de Lei 2630, conhecido como PL das Fake News, foi o principal tema desta terça-feira no Seminário Informação, Big Techs e Democracia na América Latina. Na avaliação de Paulo Rená, ativista da Coalizão de Direitos na Rede, a discussão está adormecida no Congresso Nacional no momento, mas deve voltar ano que vem diante da urgência das eleições. Também devem surgir propostas pouco efetivas, na avaliação de Rená.

Moraes considera IA um novo desafio no combate ás fake news

Moraes considera IA um novo desafio no combate ás fake news

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, avalia que a Inteligência Artificial estabeleceu um novo desafio no combate à desinformação, com a utilização do sistema para manipulação política.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi