Agência Espacial Brasileira lança foguete comercial no Maranhão
O lançamento experimental, não tripulado, do foguete sul-coreano HANBIT-TLV, ocorreu no Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, nesse domingo (19).
De acordo com a ministra Luciana Santos, o espaço é para a ampliar a capacidade do Brasil na área, especialmente após os desafios enfrentados na pandemia de covid-19.
A construção de um Centro Nacional de Vacinas está entre os projetos previstos pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Foi o que informou nesta segunda-feira (20) a titular da pasta, Luciana Santos. O espaço é para a ampliar a capacidade do Brasil na área, especialmente após os desafios enfrentados na pandemia de covid-19.
“Nós estamos investindo na construção de um Centro Nacional de Vacinas, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais. Esse centro faz parte da nossa estratégia de alcançar autossuficiência no desenvolvimento e na produção do IFA e nas pesquisas para a fabricação de vacinas que atendam as nossas necessidades nacionais”.
A declaração foi dada na cerimônia de Recepção aos Novos Alunos e Aula Inaugural de 2023 do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Coope/UFRJ. A ministra também anunciou uma nova parceria com a China na área espacial e investimentos tecnológicos na questão climática.
“Destaco ainda uma parceria que será firmada com a China, por ocasião da visita oficial do presidente Lula na próxima semana. Nossa expectativa é assinar um acordo de cooperação para o desenvolvimento de um novo satélite, o CBERS 6. Essa é a maior constelação de satélites que nós temos em parceria com a China e que vai mudar o nosso monitoramento da Amazônia. Também daremos um salto em nossa infraestrutura de pesquisa climática, com a aquisição do novo supercomputador para o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o INPE”.
Outro ponto abordado por Luciana Santos foi a necessidade de melhorias nos investimentos em inovação tecnológica.
“O Brasil ainda amarga baixos índices de inovação tecnológica nas empresas e na sociedade. Sem dúvida, este é um gargalo importante a ser superado”.
A ministra acrescentou ainda que foi feito um reajuste de 40% a 200% nas bolsas de ciência e tecnologia e que será lançado um edital no valor de R$ 100 milhões para apoiar projetos que estimulem meninas e mulheres nas ciências.
A Recepção aos Novos Alunos faz parte das comemorações dos 60 anos da Copppe UFRJ, maior centro de ensino e pesquisa de engenharia da América Latina.
Agência Brasil / Por Carolina Pessoa - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Bianca Paiva / Alessandra Esteves - 20/03/2023 19:15:04. Última edição: 20/03/2023 19:15:04
Tags: Centro Nacional De Vacinas Satélite Ministério Da Ciência Tecnologia E Inovação
O lançamento experimental, não tripulado, do foguete sul-coreano HANBIT-TLV, ocorreu no Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, nesse domingo (19).
O lançamento experimental, não tripulado, do foguete sul-coreano HANBIT-TLV, ocorreu no Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, nesse domingo (19).
O debate em torno de melhorias e aprovação do Projeto de Lei 2630, conhecido como PL das Fake News, foi o principal tema desta terça-feira no Seminário Informação, Big Techs e Democracia na América Latina. Na avaliação de Paulo Rená, ativista da Coalizão de Direitos na Rede, a discussão está adormecida no Congresso Nacional no momento, mas deve voltar ano que vem diante da urgência das eleições. Também devem surgir propostas pouco efetivas, na avaliação de Rená.
O ministro do STF, Alexandre de Moraes, avalia que a Inteligência Artificial estabeleceu um novo desafio no combate à desinformação, com a utilização do sistema para manipulação política.