Mais três capitais passam a ter sinal puro de 5G a partir de segunda
É o chamado 5G standalone, que chega agora a Fortaleza, no Ceará; Natal, no Rio Grande do Norte; e Recife, em Pernambuco.
Segundo a agência, outras duas datas são possíveis para o lançamento da Missão Artemis I : 2 e 5 de setembro
Após grande expectativa, a Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) cancelou o lançamento da Missão Artemis I previsto para esta segunda-feira (29).
Após equipes de engenheiros localizarem um problema técnico em um dos motores do foguete Space Launch System (SLS), a previsão é de que o voo de volta à Lua ocorra na próxima sexta-feira (2). Outra data possível, segundo a agência, é o dia 5 de setembro.
Nas redes sociais, a Nasa informou que foi detectado um vazamento de motor do SLS, mas que as equipes já trabalham para solucionar o problema.
Nesse domingo (28), a agência espacial informou que as condições climáticas favoráveis chegavam a 80% mesmo com previsão de chuvas esparsas nesta segunda e embora tenham registrado relâmpagos no último fim de semana.
O foguete Space Launch System levará a cápsula Orion direto da plataforma de Lançamento 39B, do Centro Espacial Kennedy, na Flórida. É parte do programa Artemis, a Artemis I.
Esta é a primeira ação do programa Artemis, que tem o objetivo de levar um voo tripulado ao satélite natural da Terra nos próximos anos. E mais, de levar a primeira mulher ao solo lunar.
Além disso, a missão ambiciona ampliar a atuação no Sistema Solar: construir uma base lunar permanente, sustentável e fazer com que a Lua seja um ponto de apoio para projetos no planeta vizinho, Marte.
A viagem desta semana ou até o dia 5 de setembro é não tripulada e marca uma série de testagens na órbita da Lua tanto em relação aos equipamentos, quanto à cápsula Orion, que deve levar até quatro astronautas na segunda etapa da missão prevista para ocorrer até 2026.
Além disso, será testada uma peça fundamental na missão, o Módulo de Serviço Europeu, responsável, por exemplo, pelos sistemas de abastecimento de água, energia, propulsão, controle da temperatura dentro da cápsula e fruto da parceria com a Agência Espacial Europeia (ESA).
Segundo a ESA, a missão, que será comandada aqui da Terra, pode durar entre 20 e 40 dias e terminará de volta à Terra com um mergulho no Oceano Pacífico, na costa da Califórnia, nos Estados Unidos.
O voo de volta à Lua organizado pela Nasa, em parceria com 21 países, inclusive o Brasil, representa o retorno ao satélite 50 anos após a última viagem tripulada, em 1972, com a missão Apollo.
* Texto e áudio atualizados às 10h26.
Agência Brasil / Por Adrielen Alves* - Repórter da TV Brasil - Brasília / Edição: TV Brasil/ Renata Batista - 14/09/2022 23:46:36. Última edição: 14/09/2022 23:46:36
É o chamado 5G standalone, que chega agora a Fortaleza, no Ceará; Natal, no Rio Grande do Norte; e Recife, em Pernambuco.
Com a chegada do 5G em São Luís, agora em setembro, o Siga Antenado inicia agendamentos para a instalação dos kits gratuitos com a nova parabólica digital. A previsão é que sejam distribuídos mais de
O debate em torno de melhorias e aprovação do Projeto de Lei 2630, conhecido como PL das Fake News, foi o principal tema desta terça-feira no Seminário Informação, Big Techs e Democracia na América Latina. Na avaliação de Paulo Rená, ativista da Coalizão de Direitos na Rede, a discussão está adormecida no Congresso Nacional no momento, mas deve voltar ano que vem diante da urgência das eleições. Também devem surgir propostas pouco efetivas, na avaliação de Rená.
O ministro do STF, Alexandre de Moraes, avalia que a Inteligência Artificial estabeleceu um novo desafio no combate à desinformação, com a utilização do sistema para manipulação política.