Ciência

Pesquisa mostra perfil de crianças e adolescentes na internet

De acordo com estudo divulgado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, dos quase 27 milhões de jovens de 9 a 17 anos, 92% deles eram usuários de internet no país em 2022.

As habilidades de crianças e adolescentes no mundo digital podem ser comprometidas sem um acesso adequado à internet. A baixa velocidade na rede e a falta de créditos no celular são condições percebidas, principalmente, por jovens de classes mais baixas.

As informações estão em um estudo divulgado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil. De acordo com a pesquisa, dos quase 27 milhões de jovens de 9 a 17 anos, 92% deles eram usuários de internet no país em 2022. 

E o celular é o aparelho escolhido por 96% deles para acessar a internet, seguido da televisão e do computador.

Apesar desses altos índices, 31% dos jovens disseram que sentem sempre ou quase sempre que a velocidade da Internet fica ruim.

E quanto mais baixa a classe socioeconômica, maior o índice de problema.

Esse tipo de situação pode comprometer o desenvolvimento de habilidades digitais dos jovens da sociedade da informação. Esse é um dos pontos de atenção da pesquisa para Renata Mielli, coordenadora do Comitê Gestor da Internet no Brasil.

A pesquisa mostra também que 86% dos jovens usuários também têm perfil nas redes sociais, de acordo com a coordenadora do Comitê

No estudo, 20% dos jovens disseram que ficam sempre ou quase sempre chateados ou incomodados com coisas que acontecem na Internet.

Os usuários de 11 a 17 anos se mostram confiantes, quando o assunto é  baixar aplicativos ou se conectar a rede de Wi-Fi, mas quando a questão é saber se uma informação é correta ou se um site é confiável, eles se sentem mais ou menos confiantes. Para a coordenadora Renata, o estudo pode contribuir para as discussões sobre as redes sociais.

O estudo pode ser acessado na página do Comitê Gestor da Internet no Brasil.

Agência Brasil / Por Oussama El Ghaouri - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Raquel Mariano / Alessandra Esteves - 03/05/2023 21:00:09. Última edição: 03/05/2023 21:00:09

Tags: Comitê Gestor Da Internet No Brasil Crianças Adolescentes Internet Celular Wi Fi

Leia também:

Amapá pode ser primeiro estado a aderir ao Pacto de Governança da Água

O objetivo do pacto é melhorar o uso das bacias hidrográficas; os serviços de saneamento; e a gestão de infraestruturas hídricas, inclusive a segurança de barragens

Semana da Inovação da UFRJ tem mais de 20 atrações tecnológicas

Até esta quinta-feira (27), o visitante pode conferir atrações como um barco movido a energia solar, veículos subaquáticos, carros de competição e equipamentos aeroespaciais.

Debate sobre PL das Fake News é destaque em seminário realizado em SP

Debate sobre PL das Fake News é destaque em seminário realizado em SP

O debate em torno de melhorias e aprovação do Projeto de Lei 2630, conhecido como PL das Fake News, foi o principal tema desta terça-feira no Seminário Informação, Big Techs e Democracia na América Latina. Na avaliação de Paulo Rená, ativista da Coalizão de Direitos na Rede, a discussão está adormecida no Congresso Nacional no momento, mas deve voltar ano que vem diante da urgência das eleições. Também devem surgir propostas pouco efetivas, na avaliação de Rená.

Moraes considera IA um novo desafio no combate ás fake news

Moraes considera IA um novo desafio no combate ás fake news

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, avalia que a Inteligência Artificial estabeleceu um novo desafio no combate à desinformação, com a utilização do sistema para manipulação política.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi