Comunidade isolada da Bahia ganha rede elétrica 100% sustentável
Sem energia elétrica por nove décadas, Xique-Xique, que tem cerca de 400 habitantes, ganhou a primeira rede de eletricidade 100% sustentável do país.
Pesquisadores da Faculdade de medicina da USP de Ribeirão Preto estão buscando voluntários para diversas pesquisas a respeito do uso do chá de Ayahuasca no tratamento de transtornos mentais como depressão associado a quadros de câncer, uso abusivo de álcool e transtorno de estresse pós-traumático (TEPT)
Pesquisadores da Faculdade de medicina da USP de Ribeirão Preto estão buscando voluntários para diversas pesquisas a respeito do uso do chá de Ayahuasca no tratamento de transtornos mentais como depressão associado a quadros de câncer, uso abusivo de álcool e transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). As pesquisas são orientadas pelos professores Jaime Hallak e Rafael Guimarães.
O chá de Ayahuasca é composto por plantas nativas da Amazônia e muito usado em rituais indígenas e do Santo Daime, Barquinha e União do Vegetal. Além do uso em rituais, as propriedades terapêuticas do chá ainda estão sendo estudadas, conforme explicou o neurocientista e orientador da pesquisa Rafael Guimarães.
O tratamento para o transtorno de estresse pós traumático atualmente é feito através de psicoterapia e alguns antidepressivos. A pesquisa de Lorena Terena, orientanda do professor Rafael Guimarães, vai comparar o uso da Ayahuasca com uma dose de Cetamina no tratamento de TEPT. A cetamina é um medicamento que já é usado para depressão, mas que tem como um dos efeitos adversos a possibilidade de causar um estado psicodélico. Rafael Guimarães explica quais os principais sintomas do TEPT.
A previsão é que as conclusões preliminares da pesquisa saiam dentro de 3 anos. Para participar do estudo como voluntário, a pessoa deve apresentar diagnóstico de TEPT, ter mais de 18 anos e deve enviar e-mail para [email protected]
Por Nelson Lin - Repórter da Agência Brasil - São Paulo / Edição: Nadia Faggiani/Edgard Matsuki - 24/02/2023 14:40:04. Última edição: 24/02/2023 14:40:04
Sem energia elétrica por nove décadas, Xique-Xique, que tem cerca de 400 habitantes, ganhou a primeira rede de eletricidade 100% sustentável do país.
Antes do início do festival, que ocorre em abril, na Cidade das Artes, na zona oeste, o Centro Cultural Banco do Brasil apresenta uma prévia do evento. A programação começa nesta quarta-feira (25), a partir das 18h, no Espaço Conceito do CCBB. Cidades e infância é o tema deste primeiro encontro.
O debate em torno de melhorias e aprovação do Projeto de Lei 2630, conhecido como PL das Fake News, foi o principal tema desta terça-feira no Seminário Informação, Big Techs e Democracia na América Latina. Na avaliação de Paulo Rená, ativista da Coalizão de Direitos na Rede, a discussão está adormecida no Congresso Nacional no momento, mas deve voltar ano que vem diante da urgência das eleições. Também devem surgir propostas pouco efetivas, na avaliação de Rená.
O ministro do STF, Alexandre de Moraes, avalia que a Inteligência Artificial estabeleceu um novo desafio no combate à desinformação, com a utilização do sistema para manipulação política.