Ciência

Pesquisadores buscam voluntários para estudos com chá de Ayahuasca

Pesquisadores da Faculdade de medicina da USP de Ribeirão Preto estão buscando voluntários para diversas pesquisas a respeito do uso do chá de Ayahuasca no tratamento de transtornos mentais como depressão associado a quadros de câncer, uso abusivo de álcool e transtorno de estresse pós-traumático (TEPT)

Pesquisadores da Faculdade de medicina da USP de Ribeirão Preto estão buscando voluntários para diversas pesquisas a respeito do uso do chá de Ayahuasca no tratamento de transtornos mentais como depressão associado a quadros de câncer, uso abusivo de álcool e transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). As pesquisas são orientadas pelos professores Jaime Hallak e Rafael Guimarães.

O chá de Ayahuasca é composto por plantas nativas da Amazônia e muito usado em rituais indígenas e do Santo Daime, Barquinha e União do Vegetal. Além do uso em rituais, as propriedades terapêuticas do chá ainda estão sendo estudadas, conforme explicou o neurocientista e orientador da pesquisa Rafael Guimarães.

O tratamento para o transtorno de estresse pós traumático atualmente é feito através de psicoterapia e alguns antidepressivos. A pesquisa de Lorena Terena, orientanda do professor Rafael Guimarães, vai comparar o uso da Ayahuasca com uma dose de Cetamina no tratamento de TEPT. A cetamina é um medicamento que já é usado para depressão, mas que tem como um dos efeitos adversos a possibilidade de causar um estado psicodélico. Rafael Guimarães explica quais os principais sintomas do TEPT.

A previsão é que as conclusões preliminares da pesquisa saiam dentro de 3 anos. Para participar do estudo como voluntário, a pessoa deve apresentar diagnóstico de TEPT, ter mais de 18 anos e deve enviar e-mail para [email protected]

Por Nelson Lin - Repórter da Agência Brasil - São Paulo / Edição: Nadia Faggiani/Edgard Matsuki - 24/02/2023 14:40:04. Última edição: 24/02/2023 14:40:04

Tags: Pesquisa Chá Ayahuasca

Leia também:

Comunidade isolada da Bahia ganha rede elétrica 100% sustentável

Sem energia elétrica por nove décadas, Xique-Xique, que tem cerca de 400 habitantes, ganhou a primeira rede de eletricidade 100% sustentável do país.

Rio recebe encontro de inovação da América Latina

Antes do início do festival, que ocorre em abril, na Cidade das Artes, na zona oeste, o Centro Cultural Banco do Brasil apresenta uma prévia do evento. A programação começa nesta quarta-feira (25), a partir das 18h, no Espaço Conceito do CCBB. Cidades e infância é o tema deste primeiro encontro.

Debate sobre PL das Fake News é destaque em seminário realizado em SP

Debate sobre PL das Fake News é destaque em seminário realizado em SP

O debate em torno de melhorias e aprovação do Projeto de Lei 2630, conhecido como PL das Fake News, foi o principal tema desta terça-feira no Seminário Informação, Big Techs e Democracia na América Latina. Na avaliação de Paulo Rená, ativista da Coalizão de Direitos na Rede, a discussão está adormecida no Congresso Nacional no momento, mas deve voltar ano que vem diante da urgência das eleições. Também devem surgir propostas pouco efetivas, na avaliação de Rená.

Moraes considera IA um novo desafio no combate ás fake news

Moraes considera IA um novo desafio no combate ás fake news

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, avalia que a Inteligência Artificial estabeleceu um novo desafio no combate à desinformação, com a utilização do sistema para manipulação política.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi