O projeto também tem como objetivos criar um banco de dados com contas e páginas falsas ou fraudulentas em que os anunciantes causem prejuízos aos consumidores.
Roubo de dados, prejuízos financeiros, golpes, entre outras atividades ilegais têm se espalhado pelo ambiente da internet, afetando a vida dos consumidores.
Para ajudar a combater esses crimes, a UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro, acaba de criar um projeto chamado Observatório da Indústria da Desinformação e seu impacto nas relações de consumo no Brasil.
A iniciativa foi viabilizada devido a um financiamento do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Fundo de Direitos Difusos da Secretaria Nacional do Consumidor. Marie Santini, diretora do NetLab UFRJ, laboratório responsável pelo projeto, explica a importância do observatório.
O foco central do Observatório é monitorar as “operações de influência”, que utilizam técnicas de desinformação, diferentes formas de engano, fraude e manipulação dos consumidores brasileiros no ambiente online.
Além da pesquisa sobre a indústria da desinformação, o projeto também tem como objetivos criar um banco de dados com contas e páginas falsas ou fraudulentas em que os anunciantes causem prejuízos aos consumidores e propor indicadores de transparência das plataformas digitais.
Agência Brasil / Por Carolina Pessoa - Repórter Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Jacson Segundo / Alessandra Esteves - 14/08/2023 18:30:17. Última edição: 14/08/2023 18:30:17