Ciência

Projeto da UFRJ vai combater desinformação e golpes na internet

O projeto também tem como objetivos criar um banco de dados com contas e páginas falsas ou fraudulentas em que os anunciantes causem prejuízos aos consumidores.

Roubo de dados, prejuízos financeiros, golpes, entre outras atividades ilegais têm se espalhado pelo ambiente da internet, afetando a vida dos consumidores.

Projeto da UFRJ vai combater desinformação e golpes na internet

Para ajudar a combater esses crimes, a UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro, acaba de criar um projeto chamado Observatório da Indústria da Desinformação e seu impacto nas relações de consumo no Brasil.

A iniciativa foi viabilizada devido a um financiamento do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Fundo de Direitos Difusos da Secretaria Nacional do Consumidor. Marie Santini, diretora do NetLab UFRJ, laboratório responsável pelo projeto, explica a importância do observatório.

O foco central do Observatório é monitorar as “operações de influência”, que utilizam técnicas de desinformação, diferentes formas de engano, fraude e manipulação dos consumidores brasileiros no ambiente online.

Além da pesquisa sobre a indústria da desinformação, o projeto também tem como objetivos criar um banco de dados com contas e páginas falsas ou fraudulentas em que os anunciantes causem prejuízos aos consumidores e propor indicadores de transparência das plataformas digitais.

Agência Brasil / Por Carolina Pessoa - Repórter Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Jacson Segundo / Alessandra Esteves - 14/08/2023 18:30:17. Última edição: 14/08/2023 18:30:17

Tags: Dados Golpes Internet Crimes UFRJ

Leia também:

Internet banda larga: Lula inaugura infovia em Santarém (PA)

A Infovia 01 vai atender cerca de três milhões de pessoas, ao longo de mais de mil quilômetros de fibra óptica. Ela faz parte do programa Norte Conectado, ligando as cidades de Santarém, no Pará, e Manaus, Amazonas.

Infovia 01 em Santarém deve levar banda larga para 3 mi de pessoas

O presidente Lula inaugura, nesta segunda-feira (7), uma nova rede de telecomunicações em Santarém, no Pará.

Debate sobre PL das Fake News é destaque em seminário realizado em SP

Debate sobre PL das Fake News é destaque em seminário realizado em SP

O debate em torno de melhorias e aprovação do Projeto de Lei 2630, conhecido como PL das Fake News, foi o principal tema desta terça-feira no Seminário Informação, Big Techs e Democracia na América Latina. Na avaliação de Paulo Rená, ativista da Coalizão de Direitos na Rede, a discussão está adormecida no Congresso Nacional no momento, mas deve voltar ano que vem diante da urgência das eleições. Também devem surgir propostas pouco efetivas, na avaliação de Rená.

Moraes considera IA um novo desafio no combate ás fake news

Moraes considera IA um novo desafio no combate ás fake news

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, avalia que a Inteligência Artificial estabeleceu um novo desafio no combate à desinformação, com a utilização do sistema para manipulação política.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi