Ciência

Ranking classifica 236 cientistas da USP entre melhores do mundo

Critérios para a classificação incluem número de citações dos trabalhos dos pesquisadores. Química é área com maior número de ranqueados.

A Universidade de São Paulo (USP) tem 236 professores entre os melhores cientistas do mundo. A comprovação está no ranking da Research.com, que divulga os melhores pesquisadores do mundo. A segunda edição do ranking, feito em dezembro do ano passado, foi divulgada em junho de 2023 e avalia 26 áreas do conhecimento. O Brasil tem 980 cientistas classificados nessa lista.

A avaliação do pesquisador é feita a partir da quantidade de artigos publicados e de citações de seu trabalho por outros autores. Se um cientista, por exemplo, tem o trabalho ou artigo citado por diversos outros profissionais da mesma área, seu trabalho tem grande relevância dentro do campo de conhecimento.

A USP se destaca na área de Química, com 32 professores entre os mais citados do mundo. Depois vem as áreas de Biologia e Bioquímica, com 28 pesquisadores, e Ciência Animal e Veterinária, com 26 cientistas.

Quem tiver a curiosidade, pode acessar o site research.com e conferir o histórico e as linhas de pesquisa dos melhores cientistas do Brasil e do Mundo da atualidade.

De acordo com a plataforma, o objetivo desse ranking é fornecer ferramentas para que toda a comunidade científica conheça os principais especialistas em cada área de estudo.

Agência Brasil / Por Nelson Lin – Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Leila dos Santos/Francisco Sousa - 22/07/2023 13:10:06. Última edição: 22/07/2023 13:10:06

Tags: Pesquisa Ciência Ranking

Leia também:

Fiocruz lança novo Portfólio de Inovação

O portfólio tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de produtos, serviços e soluções para os problemas de saúde pública, que atendam às necessidades da sociedade e do Sistema Único de Saúde.

Doença de Chagas: pesquisa descobre molécula que inibe reprodução

Pesquisadores da Unicamp e da Unifesp descobriram uma molécula capaz de inibir a reprodução do Trypanosoma cruzi, parasita responsável pela doença de Chagas.

Debate sobre PL das Fake News é destaque em seminário realizado em SP

Debate sobre PL das Fake News é destaque em seminário realizado em SP

O debate em torno de melhorias e aprovação do Projeto de Lei 2630, conhecido como PL das Fake News, foi o principal tema desta terça-feira no Seminário Informação, Big Techs e Democracia na América Latina. Na avaliação de Paulo Rená, ativista da Coalizão de Direitos na Rede, a discussão está adormecida no Congresso Nacional no momento, mas deve voltar ano que vem diante da urgência das eleições. Também devem surgir propostas pouco efetivas, na avaliação de Rená.

Moraes considera IA um novo desafio no combate ás fake news

Moraes considera IA um novo desafio no combate ás fake news

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, avalia que a Inteligência Artificial estabeleceu um novo desafio no combate à desinformação, com a utilização do sistema para manipulação política.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi