Ciência

RJ comemora do dia da Ciência com eventos na Quinta da Boa Vista

Entre os destaques está a performance As vozes do Oceano

Para comemorar o Dia Nacional da Ciência, a Quinta da Boa Vista no Rio de Janeiro vai receber neste sábado e domingo uma série de atividades culturais e educacionais, de forma gratuita. O público de qualquer idade vai poder conferir desde performances teatrais até museus itinerantes. A programação é promovida pelo 18º Congresso RedPOP, maior evento de divulgação científica da América Latina. 

Entre os destaques está a performance As vozes do Oceano, feita totalmente por mulheres. A encenação mostra a vida marinha e a destruição após a chegada do plástico nas águas. 

Ao longo deste sábado, sessões com contadores de história do Museu da Vida Fiocruz vão falar sobre empoderamento feminino, apresentando ao público 17 personalidades saídas do livro Histórias de ninar para garotas rebeldes. 

Já o Teatro na Praça oferece uma vivência teatral ao público, e nos dois dias será possível visitar cinco museus itinerantes. Entre eles, o Ciência Móvel, do Museu da Vida da Fiocruz, que quer aproximar a ciência do cotidiano dos visitantes, com ações interativas que discutem a vida e sua diversidade, a promoção da saúde e a intervenção do homem sobre o ambiente. 

Para o encerramento do Congresso RedPOP no domingo, Dia Nacional da Ciência, está prevista ainda uma programação de atividades especiais realizadas por instituições de ciência e tecnologia do país inteiro.  

Agência Brasil / Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Ana Lúcia Caldas/ Patrícia Serrão - 15/07/2023 13:15:09. Última edição: 15/07/2023 13:15:09

Tags: Dia Da Ciência

Leia também:

Lula entrega Ordem Nacional do Mérito Científico aos destaques da área

Após homenagear dezenas de cientistas e instituições, o presidente Lula destacou a atuação dos pesquisadores no Brasil e declarou a volta da ciência.

Implementação do 5G avança no Brasil e pode ser concluída antes

Todas as capitais deveriam ter o 5G até 2022. Na sequência, as cidades com mais de 500 mil habitantes deveriam ter o sinal até 2025. Atualmente, todos esses municípios já têm a rede.

Debate sobre PL das Fake News é destaque em seminário realizado em SP

Debate sobre PL das Fake News é destaque em seminário realizado em SP

O debate em torno de melhorias e aprovação do Projeto de Lei 2630, conhecido como PL das Fake News, foi o principal tema desta terça-feira no Seminário Informação, Big Techs e Democracia na América Latina. Na avaliação de Paulo Rená, ativista da Coalizão de Direitos na Rede, a discussão está adormecida no Congresso Nacional no momento, mas deve voltar ano que vem diante da urgência das eleições. Também devem surgir propostas pouco efetivas, na avaliação de Rená.

Moraes considera IA um novo desafio no combate ás fake news

Moraes considera IA um novo desafio no combate ás fake news

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, avalia que a Inteligência Artificial estabeleceu um novo desafio no combate à desinformação, com a utilização do sistema para manipulação política.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi