Ciência

SP lança aplicativo com informações sobre a qualidade do ar

A plataforma apresenta os dados atualizados, em tempo real, diretamente na tela do celular, com a situação em cada trecho. A intenção é facilitar o acompanhamento da qualidade do ar nos percursos selecionados nos deslocamentos dentro de São Paulo.

A população da cidade de São Paulo e da região metropolitana contam agora com informações sobre a qualidade do ar em tempo real.

A iniciativa é da Cetesb, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Meio Ambiente paulista, que está disponibilizando a consulta por meio do aplicativo de rota Google Maps.

A plataforma passou a apresentar os dados atualizados, em tempo real, diretamente na tela do celular, com a situação em cada trecho. A intenção é facilitar ainda mais o acompanhamento da situação relativa à qualidade do ar nos percursos selecionados nos deslocamentos dentro de São Paulo.

Para acessar os dados basta entrar na plataforma, clicar no botão de Camadas; depois em Detalhes do Mapa, seguido de Qualidade do ar. Os dados serão fornecidos em uma escala, que vai de boa até péssima.

A população também pode obter dados sobre os índices diretamente no site da Cetesb, no aplicativo da empresa para celulares. Painéis de rua espalhados pela cidade também vão veicular essas informações.

A companhia tem 63 estações de medição de poluição atmosférica, espalhadas tanto pela capital paulista, e algumas também na Região Metropolitana, Litoral e Interior do estado.

O monitoramento da qualidade do ar no estado de São Paulo começou pela Região Metropolitana, em 1972, com a instalação de 14 estações para medição diária dos níveis, por regiões.

A maior metrópole do país tem também um dos maiores índices de poluição atmosférica. A principal causa é a emissão de monóxido de carbono, pelos motores dos cerca de nove milhões de veículos.

Agência Brasil / Por Leandro Martins - Repórter Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Paula Ribeiro / Alessandra Esteves - 08/05/2023 16:15:06. Última edição: 08/05/2023 16:15:06

Tags: Qualidade Do Ar Plataforma Tempo Real Poluição Atmosférica

Leia também:

Pesquisa mostra perfil de crianças e adolescentes na internet

De acordo com estudo divulgado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, dos quase 27 milhões de jovens de 9 a 17 anos, 92% deles eram usuários de internet no país em 2022.

Amapá pode ser primeiro estado a aderir ao Pacto de Governança da Água

O objetivo do pacto é melhorar o uso das bacias hidrográficas; os serviços de saneamento; e a gestão de infraestruturas hídricas, inclusive a segurança de barragens

Debate sobre PL das Fake News é destaque em seminário realizado em SP

Debate sobre PL das Fake News é destaque em seminário realizado em SP

O debate em torno de melhorias e aprovação do Projeto de Lei 2630, conhecido como PL das Fake News, foi o principal tema desta terça-feira no Seminário Informação, Big Techs e Democracia na América Latina. Na avaliação de Paulo Rená, ativista da Coalizão de Direitos na Rede, a discussão está adormecida no Congresso Nacional no momento, mas deve voltar ano que vem diante da urgência das eleições. Também devem surgir propostas pouco efetivas, na avaliação de Rená.

Moraes considera IA um novo desafio no combate ás fake news

Moraes considera IA um novo desafio no combate ás fake news

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, avalia que a Inteligência Artificial estabeleceu um novo desafio no combate à desinformação, com a utilização do sistema para manipulação política.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi