Ciência

Unicamp pesquisa exame de sangue que pode identificar depressão tardia

Teste foi realizado com 50 voluntários com idades entre 65 e 74 anos

A depressão tardia é uma doença que atinge a população mais velha. Segundo a Organização Mundial da Saúde, ela costuma surgir a partir dos 55 anos de idade, e atinge seis em cada 100 idosos em todo o mundo.

Unicamp pesquisa exame de sangue que pode identificar depressão tardia
© Marcelo Camargo/ Agência Brasil

O diagnóstico da depressão tardia é essencial para garantir uma melhor qualidade de vida para essas pessoas. O desafio de identificar a doença pode ficar mais fácil a partir de um estudo internacional liderado pela Unicamp, a Universidade Estadual de Campinas.

A pesquisa foi realizada com 50 voluntários com idades entre 65 e 74 anos. Os cientistas descobriram que as pessoas que desenvolvem depressão tardia possuem diferenças significativas nas proteínas encontradas no sangue. Quem explica é o professor de bioquímica da Unicamp, Daniel Martins de Souza, que coordenou o estudo.

Os resultados da pesquisa foram divulgados nesta semana no periódico europeu Journal of Proteomics. Agora, o próximo passo dos cientistas é repetir o estudo com um universo maior de voluntários, para confirmar que essas proteínas são indicadores da depressão tardia.

A pesquisa coordenada pela Unicamp também teve a participação de cientistas da Universidade Federal de Minas Gerais, além das universidades de Connecticut, nos Estados Unidos; e de Toronto, no Canadá.

Agência Brasil / Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde - 19/09/2022 14:10:34. Última edição: 19/09/2022 14:10:34

Tags: Depressão Tardia Unicamp

Leia também:

Jovens pesquisadores criam teclado digital para 40 línguas indígenas

O teclado, ou melhor, “Linklado” está disponível para ser baixado em celulares Android gratuitamente na loja de compras do próprio celular.

Nasa cancela voo de volta à Lua após vazamento em motor do foguete

Segundo a agência, outras duas datas são possíveis para o lançamento da Missão Artemis I : 2 e 5 de setembro

Debate sobre PL das Fake News é destaque em seminário realizado em SP

Debate sobre PL das Fake News é destaque em seminário realizado em SP

O debate em torno de melhorias e aprovação do Projeto de Lei 2630, conhecido como PL das Fake News, foi o principal tema desta terça-feira no Seminário Informação, Big Techs e Democracia na América Latina. Na avaliação de Paulo Rená, ativista da Coalizão de Direitos na Rede, a discussão está adormecida no Congresso Nacional no momento, mas deve voltar ano que vem diante da urgência das eleições. Também devem surgir propostas pouco efetivas, na avaliação de Rená.

Moraes considera IA um novo desafio no combate ás fake news

Moraes considera IA um novo desafio no combate ás fake news

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, avalia que a Inteligência Artificial estabeleceu um novo desafio no combate à desinformação, com a utilização do sistema para manipulação política.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi