Ciência

Usp desenvolve tecnologia para detectar cocaína no local da apreensão

O aparelho usa sensores eletroquímicos e ainda consegue diferenciar a cocaína em pó de outros compostos que geralmente são misturados para gerar volume ou confundir as investigações.

Pesquisadores da Usp de Ribeirão Preto desenvolveram um aparelho portátil que consegue detectar a cocaína no próprio local da apreensão. O aparelho usa sensores eletroquímicos e ainda consegue diferenciar a cocaína em pó de outros compostos que geralmente são misturados para gerar volume ou confundir as investigações.

No método mais utilizado atualmente, é necessário transportar a droga para um laboratório, para um exame de Cromatografia, conforme explicou o pesquisador Alex Soares Castro.

Ele afirma ainda que essa tecnologia pode ser usada para fazer outros tipos de análises químicas.

O mecanismo portátil do aparelho já foi patenteado por Alex. Até o momento, o aparelho foi testado e utilizado, com bons resultados, pela polícia científica de Ribeirão Preto.

 

 

Agência Brasil / Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Nadia Faggiani / Alessandra Esteves - 01/11/2022 15:18:15. Última edição: 01/11/2022 15:18:15

Tags: USP Tecnologia Cocaína

Leia também:

ICB-USP identifica bloqueadores naturais da replicação do coronavírus

O estudo internacional é coordenado por pesquisadores da Universidade de São Paulo e identificou três compostos naturais capazes de inibir uma das enzimas do Sars-Cov-2 responsável pela proliferação do vírus.

Paleontólogos encontram silessauro de 223 milhões de anos no RS

Apesar de semelhante, ainda não se sabe se os silessauros são dinossauros ou os parentes mais próximos do ancestral dos dinossauros.

Debate sobre PL das Fake News é destaque em seminário realizado em SP

Debate sobre PL das Fake News é destaque em seminário realizado em SP

O debate em torno de melhorias e aprovação do Projeto de Lei 2630, conhecido como PL das Fake News, foi o principal tema desta terça-feira no Seminário Informação, Big Techs e Democracia na América Latina. Na avaliação de Paulo Rená, ativista da Coalizão de Direitos na Rede, a discussão está adormecida no Congresso Nacional no momento, mas deve voltar ano que vem diante da urgência das eleições. Também devem surgir propostas pouco efetivas, na avaliação de Rená.

Moraes considera IA um novo desafio no combate ás fake news

Moraes considera IA um novo desafio no combate ás fake news

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, avalia que a Inteligência Artificial estabeleceu um novo desafio no combate à desinformação, com a utilização do sistema para manipulação política.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi