Economia

Aposentados do INSS vão receber o 13º em maio e junho

O governo antecipou o pagamento para 30 milhões de beneficiários

O governo antecipou para maio e junho o pagamento do 13º dos aposentados e pensionistas do INSS. Ao todo, 30 milhões de pessoas serão beneficiadas. 

O decreto foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nessa quinta-feira. Normalmente, o 13º dos beneficiários do INSS é pago no segundo semestre do ano, ali entre agosto e novembro.  A exceção do governo Bolsonaro que antecipou o benefício no período da pandemia. 

O governo justificou essa antecipação como uma forma de injetar recursos nos mercados locais. Calcula-se que mais 62 bilhões e meio de reais devem estimular a economia entre maio e junho.   

Recebem o 13º os segurados e dependentes da Previdência Social que, durante este ano, tenham recebido aposentadoria, auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, pensão por morte ou auxílio-reclusão. 

São Paulo, maior estado do país, deve receber mais de 17 bilhões e meio de reais. A Bahia, maior estado nordestino, deve receber mais de 3 bilhões e meio de reais.   

Agência Brasil / Por Lucas Pordeus Léon - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Leila Santos / Beatriz Albuquerque - 05/05/2023 09:35:02. Última edição: 05/05/2023 09:35:02

Tags: 13º Salário Do INSS

Leia também:

Onde baixar o programa e o app de declaração do Imposto de Renda?

A declaração do Imposto de Renda Pessoa Física de 2023 pode ser feito por meios de aplicativo, site e programa. Veja quais são as opções em mais um episódio do Tira-dúvidas do IR 2023.

Transpetro prepara estudo para voltar a construir navios no Brasil

Subsidiária da Petrobras informou que serão adotados parâmetros, como preço e prazo, junto com órgãos de controle do governo federal para garantir probidade financeira e administrativa.

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi