Ministro diz que Petrobras está abrasileirando preço dos combustíveis
Para Alexandre Silveira a nova política de preços permitirá à empresa cumprir sua função social, induzindo a competitividade entre as petroleiras, sem deixar de ser lucrativa.
Votação está prevista para o dia 24 de maio
Uma aprovação expressiva, sem emendas, destaques ou posteriores vetos. É o que espera o relator da proposta do novo marco fiscal, deputado Cláudio Cajado, em relação a votação do projeto de lei complementar na próxima semana. Depois de muita conversa com governo, base aliada, oposição e técnicos, o deputado avalia que o texto está equilibrado.
© Marcello Casal Jr Agência Brasil
O relatório já foi apresentado aos líderes, ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e ao presidente da Câmara, Arthur Lira. Entre as alterações propostas por ele ao texto que foi apresentado pelo governo no mês passado estão gatilhos – mecanismos que são disparados sempre que as metas não forem cumpridas. Em caso de descumprimento da meta no primeiro ano, por exemplo, ficam proibidas a criação de cargos, empregos ou funções que impliquem em aumento de despesa e a criação de auxílios e benefícios.
Já no segundo ano de descumprimento, as vedações atingem a admissão ou a contratação de pessoal e a realização de concurso, a não ser em caso de reposição, as vacâncias.
O contingenciamento, em caso de risco de descumprimento da meta, continua obrigatório com a previsão de relatórios bimestrais de avaliação de receitas e despesas.
O relator previu, ainda, a possibilidade de o presidente da República propor ao Congresso, por meio de um Projeto de Lei Complementar, a suspensão parcial ou gradual das proibições previstas, mas com a previsão de compensação. E, se houver descumprimento e ainda assim, a aplicação de medidas vedadas, cabe sanção administrativa, sem prejuízo da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Outro ponto fruto de negociações das últimas semanas foi com relação às exceções. O que vai ficar de fora do teto. Cinco exceções ao todo, o que representa 1% do total das despesas do governo federal. Entre elas, salário mínimo e Bolsa Família. Já o piso da enfermagem, o Fundeb e o aumento de capital das estatais entraram na lista.
Mesmo com o texto apresentado, as conversas com os partidos vão continuar. O relator afirmou que até o dia 24, quando deverá ocorrer a votação em plenário, as reuniões serão intensas. A urgência do projeto será apreciada na sessão de amanhã (17).
Agência Brasil / Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sâmia Mendes/ Renata Batista - 16/05/2023 15:20:02. Última edição: 16/05/2023 15:20:02
Tags: Arcabouço Fiscal
Para Alexandre Silveira a nova política de preços permitirá à empresa cumprir sua função social, induzindo a competitividade entre as petroleiras, sem deixar de ser lucrativa.
Com pedido de recuperação judicial aceito, eventuais execuções de dívidas são paralisadas e a empresa ganha prazo para elaborar proposta de pagamento aos credores.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.
Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.