Economia

Aumenta o número de endividados e inadimplentes entre a baixa renda

O cartão de crédito continua sendo a modalidade de dívida predominante, citado por mais de 86% do total de endividados. Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, da Confederação Nacional do Comércio.

Aumentou em setembro o número de endividados entre os consumidores de renda mais baixa e a inadimplência alcançou o mais alto nível desde novembro de 2022 nessa mesma faixa. Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, da Confederação Nacional do Comércio. 

Aumenta o número de endividados e inadimplentes entre a baixa renda

O endividamento registrou um acréscimo de 0,3 pontos percentuais em setembro em relação ao mesmo mês do ano passado entre as famílias que recebem até três salários mínimos. 

Já a inadimplência alcançou 38% de consumidores. 18% deles afirmam não ter condições de pagar suas dívidas de meses anteriores, o maior nível da série histórica para esse indicador.

No cenário geral, a pesquisa mostra que o percentual de famílias que relataram ter dívidas a vencer  permaneceu estável em setembro, cerca de 77% das famílias no país. Esse é o volume de endividados mais baixo desde junho de 2022, o que, de acordo com o estudo, indica uma tendência de estabilidade. 

O cartão de crédito continua sendo a modalidade de dívida predominante, citado por mais de 86% do total de endividados. 

Segundo a pesquisa, os dados do Banco Central mostram um aumento na concessão de crédito no cartão em relação a agosto de 2022, com um crescimento de 10% nos pagamentos à vista e 28% no parcelado. Destaque para os juros do rotativo do cartão, que atingiu uma média de 445,7% ao ano, a maior alta entre todas as modalidades de dívida. 

Agência Brasil / Por Fabiana Sampaio - Repórter Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Roberto Piza / Alessandra Esteves - 11/10/2023 21:35:01. Última edição: 11/10/2023 21:35:01

Tags: Dívidas Inadimplência Consumidores Baixa

Leia também:

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,84% ao mês

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,84% ao mês

Novo teto é 0,07 ponto percentual menor que o antigo limite, de 1,91% ao mês, que vigorava desde agosto. O teto dos juros para o cartão de crédito consignado caiu de 2,83% para 2,73%.

Presidente da Petrobras diz que estatal será “offshore dos ventos”

Presidente da Petrobras diz que estatal será “offshore dos ventos”

Jean Paul Prates participou hoje do seminário Caminhos para Transição Energética Justa no Brasil, organizado por Petrobras e BNDES, no Rio de Janeiro.

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi