Economia

Banco Central mantém taxa básica de juros em 13,75%

Esta foi a quarta reunião do Copom deste ano e o colegiado avalia que a "conjuntura atual, demanda paciência e serenidade na condução da política monetária” e lembrou “que os passos futuros dependerão da evolução da dinâmica inflacionária".

O Copom, Comitê de Política Monetária, do Banco Central, decidiu, nesta quarta-feira, manter a Selic, taxa básica de juros, em 13,75% ao ano, nível em que está desde agosto do ano passado.

Esta foi a quarta reunião do Copom deste ano, e o colegiado avalia que a "conjuntura atual, demanda paciência e serenidade na condução da política monetária” e lembrou “que os passos futuros dependerão da evolução da dinâmica inflacionária".

O economista William Baghdassarian, professor do IBMEC Brasília, opina que o cenário econômico interno é favorável para queda da taxa a partir da próxima reunião do Copom.

O especialista explica como a atual taxa impacta, principalmente, o setor empresarial, a viabilidade de novos projetos econômicos e o emprego.

O professor William Baghdassarian ressalta que o Banco Central não olha a inflação do período atual, mas a projeta de 12 a 24 meses. A decisão pela manutenção da Selic, segundo ele, provavelmente, pode estar ligada a alguma pressão inflacionária a médio prazo considerada pela autarquia.

A próxima reunião do Copom está agendada para os dias primeiro e 2 de agosto.

Agência Brasil / Por Daniella Longuinho - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Jacson Segundo / Alessandra Esteves - 21/06/2023 22:00:04. Última edição: 21/06/2023 22:00:04

Tags: Selic Copom Banco Central Juros

Leia também:

Entidades do setor produtivo e centrais sindicais criticam juros altos

Copom decidiu nesta quarta-feira (21) manter a taxa básica de juros em 13,75% ao ano, que está no maior nível desde janeiro de 2017.

Bancos devem oferecer pacote básico de serviços ao cliente

Bancos devem oferecer pacote básico de serviços ao cliente

Nas últimas semanas, a administradora e influenciadora digital como Nath Finanças vem divulgando informações que têm ajudado clientes de bancos a não pagar mais taxas indevidas.

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi