Economia

Banco Central mantém taxa de juros em 13,75%

A decisão foi tomada pelo Conselho de Política Monetária nesta quarta

O Banco Central interrompeu a sequência de altas da taxa básica de juros e manteve a Taxa Selic nos 13,75% ao ano. A decisão tomada nesta quarta-feira pelo COPOM, o Conselho de Política Monetária, reverteu o ciclo de 12 altas consecutivas que começou em março de 2021.

Banco Central mantém taxa de juros em 13,75%
© Marcelo Casal/ Agência Brasil

Essa interrupção no movimento de subida tem a ver com a inflação. Como ela desacelerou nos últimos meses, principalmente pela queda dos preços dos combustíveis, o Copom avaliou que não seria necessário aumentar a Selic novamente, ainda que com o voto contrário de dois dos nove membros do Comitê, que votaram por um aumento da Selic de 0,25 ponto percentual. 

Por fim, o COPOM afirmou que não vai hesitar em retomar o ciclo de aumentos da Selic caso a inflação não se comporte como esperado. 

A taxa Selic é o principal instrumento do Banco Central para controlar a inflação. Quando ela sobe, o crédito fica mais caro, o que tende a reduzir o consumo e o crescimento econômico. Já uma Selic baixa tende a incentivar o investimento e o consumo, aquecendo a economia.

Agência Brasil / Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Jacson Segundo / GT Passos - 22/09/2022 17:13:50. Última edição: 22/09/2022 17:13:50

Tags: Juros Banco Central Inflação Brasil

Leia também:

Rebanho bovino bate recorde no Brasil em 2021, aponta IBGE

Os dados são da pesquisa Produção da Pecuária Municipal divulgada pelo IBGE nesta quinta-feira. O município de São Felix do Xingu, no Pará, é o maior produtor, com 2,5 milhões de cabeças.

Indicador de Consumo das Famílias mantém tendência de crescimento

Segundo a Confederação Nacional de Comércio, o indicador avançou 1,4% no mês, com crescimento de todos os seus componentes, e alcançou 84,4 pontos em setembro.

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi