Economia

Banco do Brasil permite pagamento de tributos com criptomoedas

Testes estão sendo feitos com startup especializada em blockchain

Os correntistas do Banco do Brasil (BB) poderão pagar tributos com criptomoedas. Em fase de testes, o serviço está disponível apenas para quem tem criptoativos custodiados na Bifty, startup (empresa inovadora) especializado em blockchain (tipo de banco de dados criptografado).

Banco do Brasil permite pagamento de tributos com criptomoedas
© Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Com investimentos de fundos do Programa de Corporate Venture Capital do Banco do Brasil, programa que investe recursos em empresas iniciantes, a Bifty passará a atuar como parceira do banco. A startup oferecerá serviços que permitem aos parceiros (instituições financeiras, fintechs, entre outros) oferecer o pagamento de guias de tributos, taxas e obrigações por meio de convênios firmados pelo BB com a União, governos locais e concessionárias de serviços públicos.

Ainda exclusiva a usuários do aplicativo Bifty, a opção funcionará de modo semelhante ao pagamento de um boleto com código de barras. Basta o cliente escolher as criptomoedas com as quais deseja pagar o imposto, capturar o código de barras ou digitar a sequência de números. Todas as informações do tributo aparecerão para serem validadas, previamente à confirmação do pagamento.

Nessa tecnologia, a operação é convertida em reais e liquidada instantaneamente. Segundo o Banco do Brasil, a experiência é segura tanto para o cidadão quanto para o ente público. O tributo é pago sem a necessidade de novos convênios ou mudanças na forma de receber os tributos. O aplicativo Bifty pode ser baixado no link https://bitfy.app/.

Por Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Graça Adjuto - 13/02/2023 06:10:12. Última edição: 13/02/2023 06:10:12

Tags: Banco Do Brasil Bb Tributos Pagamento Criptomoedas Economia

Leia também:

Parceria permite entrega de 170 mil imóveis do Minha Casa, Minha Vida

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, falou sobre o assunto em visita à cidade de Santo Amaro da Purificação, na Bahia, para vistoriar os imóveis do programa que vão ser entregues pelo presidente Lula.

Justiça decreta falência da Livraria Cultura

O juiz Ralpho Waldo de Barros Monteiro Filho destacou em sua decisão nesta semana que a empresa descumpriu o plano de recuperação judicial e omitiu informações, o que retira qualquer perspectiva de superação da crise.

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi