Economia

BNDES e Petrobras fecham parceria para produção de fontes renováveis

O acordo de cooperação técnica tem o foco na transição energética, que é a diminuição do uso de combustíveis fósseis, como os derivados de petróleo, favorecendo o uso de fontes renováveis.

A Petrobras e o BNDES, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social , assinaram um acordo de cooperação técnica com foco em transição energética, que é a diminuição do uso de combustíveis fósseis, como os derivados de petróleo, favorecendo o uso de fontes renováveis.  

Para cumprir esses objetivo foi criada uma comissão mista, que se reunirá a cada dois meses para discutir projetos de desenvolvimento científico e reindustrialização.  

O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, explicou que pretende aumentar o limite de investimentos na Petrobras. Por isso, está discutindo com o Ministérios da Fazenda e a Casa Civil a alteração de algumas regras monetárias, permitindo o aumento desse financiamento.  

Já o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, disse que a parceria com o BNDES será fundamental diante do tamanho do desafio, porque a empresa trabalha hoje com um produto fadado a desaparecer, e precisa ao mesmo tempo se planejar para o futuro sem desabastecer o mercado atual.  

Quatro grupos de trabalhos temáticos vão atuar dentro dessa comissão: o de Planejamento e Estudos incentivará pesquisas científicas e estudos estratégicos; já a Subcomissão de Desenvolvimento Produtivo e Inovação vai fortalecer a cadeia de fornecedores do segmento de óleo e gás; enquanto o grupo de Transição Energética e Descarbonização ficará focado nas atividades de biorefino, biofertilizantes, biodiesel e biogás; e, por fim, a Subcomissão de Governança cuidará das ações de governança, integridade e transparência. 

Agência Brasil / Por Tâmara Freire - Repórter Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Samia Mendes / Alessandra Esteves - 23/06/2023 16:35:05. Última edição: 23/06/2023 16:35:05

Tags: BNDES Petrobras Acordo Fontes Renováveis

Leia também:

Relatório da reforma tributária prevê IVA Dual e criação de fundos

Relatório apresentado e os próximos dias serão dedicados às conversas e ajustes no texto. Alinhar os pontos de vista federativos e dos setores, segundo o relator, deputado Aguinaldo Ribeiro.

CNI: indústria da construção está empregando mais no país

CNI: indústria da construção está empregando mais no país

Índice de evolução do emprego na construção civil ficou em 50,7 pontos em maio, melhor que no mesmo mês do ano passado e em abril deste ano.

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi