Economia

Brasil registra aumento de mais de 1 milhão de empresas em 2023

No geral, até julho, o Brasil tem 21,6 milhões de empresas ativas.

Entre janeiro e julho deste ano, foram criados  mais de 2,350 milhões novos registros no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, o CNPJ.  Mas no mesmo período, mais de 1,280 milhão de empresas fecharam as portas no país. O saldo final positivo é de pouco mais de 1 milhão de empresas abertas nos primeiros 7 meses de 2023 no Brasil. No geral, até julho, o Brasil tem 21,6 milhões de empresas ativas.  

Brasil registra aumento de mais de 1 milhão de empresas em 2023

O saldo segue positivo quando observados os índices de abertura e fechamento de MEIs, os  Microempreendedores Individuais. Foram mais de 565 mil microempresas abertas contra mais de 315 mil que encerraram atividades entre janeiro e julho deste ano. Um saldo de pouco mais de 250 mil novas empresas.  

Os números são do painel Mapa das Empresas do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. O painel é uma ferramenta disponibilizada pelo governo federal que fornece indicadores relativos ao quantitativo de empresas registradas no país e ao tempo médio necessário para serem abertas.

Segundo o Ministério, o tempo médio para se abrir uma empresa no Brasil é de 28 horas, enquanto que para viabilizar e registrar o CNPJ, é de 13 a 15 horas. 

Agência Brasil / Por Madson Euler- Repórter da Rádio Nacional - São Luís - MA - 05/09/2023 11:40:02. Última edição: 05/09/2023 11:40:02

Tags: Empresas Ativas MEIs CNPJ

Leia também:

Produção industrial brasileira recua 0,6% em julho, aponta IBGE

Produção industrial brasileira recua 0,6% em julho, aponta IBGE

Com o resultado de julho, a indústria acumula nos primeiros sete meses do ano queda de 0,4% frente a igual período de 2022, e mostra uma variação nula, no acumulado dos últimos 12 meses.

Produção industrial cai 0,6% de junho para julho

Com esses resultados, setor industrial se encontra 2,3% abaixo do patamar pré-pandemia, ou seja, fevereiro de 2020, e 18,7% abaixo do nível recorde alcançado em maio de 2011.

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi