Economia

Brasil volta a integrar a Unasul a partir de maio

A fundação da Unasul é fruto de um tratado assinado por 12 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. O bloco busca integrar os países da América do Sul.

A partir de 6 de maio, o Brasil volta a fazer parte da Unasul, União de Nações Sul-Americanas. A saída foi uma decisão do governo anterior, em 2019. Agora, o decreto presidencial coloca o Brasil, novamente, no grupo criado durante o segundo governo do presidente Lula, em 2008.

A fundação da Unasul é fruto de um tratado assinado por 12 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. Desde então, as diferenças políticas provocaram a saída de alguns países, como ocorreu com o Brasil e a Argentina, há 4 anos.

Nessa quinta-feira (6), a Argentina também anunciou o retorno ao bloco. De acordo com o Chanceler argentino, Santiago Cafiero, o país volta para “promover a revitalização institucional” da Unasul “e construir uma região cada vez mais integrada”.

A Unasul, atualmente tem Bolívia, Guiana, Suriname e Venezuela, como membros. Também tem o Peru, que está suspenso. O bloco integra os países da América do Sul e busca interligar o Mercosul, Mercado Comum do Sul e a Comunidade Andina, além de questões econômicas.

Agência Brasil / Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Leila Santos / Alessandra Esteves - 09/04/2023 15:20:02. Última edição: 09/04/2023 15:20:02

Tags: Unasul Bloco União De Nações Sul-Americanas

Leia também:

Arcabouço e resolução de impasses desafiam política fiscal em 100 dias

Arcabouço e resolução de impasses desafiam política fiscal em 100 dias

Na economia, o início do governo foi marcado pela tentativa de equilibrar demandas por crescimento econômico e por responsabilidade fiscal vindas de diferentes setores da sociedade.

Páscoa de 2023 oferece maior variedade de chocolates ao consumidor

Só da indústria de chocolates são 440 itens oferecidos aos consumidores, sendo 163 lançamentos.

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi