Economia

CMN anuncia meta contínua da inflação a partir de 2025

O Conselho Monetário Nacional decidiu manter a meta de inflação de 3% em 2026; e, a partir de 2025, a meta passa a ser contínua. Ou seja, por um prazo determinado e um prazo determinado, e não mais de janeiro a dezembro.

O Conselho Monetário Nacional (CMN) decidiu manter a meta de inflação de 3% em 2026; e, a partir de 2025, a meta passa a ser contínua. Ou seja, por um prazo determinado e um prazo determinado, e não mais de janeiro a dezembro.  

O anúncio foi feito pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que estava acompanhado da ministra do Planejamento, Simone Tebet.   

Haddad adiantou que o novo prazo deve ser de 24 meses. Mas, os detalhes ainda vão ser definidos em um decreto a ser publicado.  

A meta de 3% é a mesma que já vigora para 2024 e 2025, com 1,5 ponto percentual de tolerância para mais ou para menos. Segundo Haddad, a meta de inflação contínua só valerá a partir de 2025, que é quando acaba o mandato do presidente do Banco Central, Campos Neto.   

Para o ministro, o novo modelo é importante para o país porque vai permitir a convergência mais rápida das políticas monetária, que é a definição dos juros; e a fiscal, que é o controle dos gastos públicos.  

Na conversa com jornalistas, após o anúncio, Haddad disse acreditar que a meta contínua vai funcionar aqui no país porque é uma modernização que acompanha o que acontece no mundo.  

Segundo a ministra do Planejamento, Simone Tebet, o decreto com o novo regime ainda não tem data para sair porque o texto depende de análise jurídica do Palácio do Planalto.   

* Com informações da Agência Brasil

Agência Brasil / Por Ana Lúcia Caldas* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sâmia Mendes/ Renata Batista - 30/06/2023 10:35:03. Última edição: 30/06/2023 10:35:03

Tags: Conselho Monetário Nacional Meta Continua Da Inflação Inflação

Leia também:

Imposto de Renda: Receita paga nesta sexta segundo lote de restituição

Imposto de Renda: Receita paga nesta sexta segundo lote de restituição

Se a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, dinheiro ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Meta de inflação passa a ser contínua a partir de 2025

Meta de inflação passa a ser contínua a partir de 2025

CMN manteve metas de inflação para 2024 e 2025 em 3%. Também foi anunciada meta de inflação para 2026 (3%), com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi