Uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio mostra que 78,5% das famílias brasileiras estão endividadas. Entre elas, as superendividadas. E você sabe reconhecer essa situação? De acordo com o Banco Central, o superendividamento é uma situação extrema de endividamento.
Uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio mostra que 78,5% das famílias brasileiras estão endividadas. Entre elas, as superendividadas. E você sabe reconhecer essa situação?
De acordo com o Banco Central, o superendividamento é uma situação extrema de endividamento.
Como explica Luis Mansur, Chefe do Departamento de Promoção da Cidadania Financeira da instituição.
Esse tipo de situação acaba afetando a família como um todo, inclusive com impactos emocionais.
Segundo Luis Mansur, não se chega a essa condição de uma hora pra outra. E um dos alertas é usar crédito pra complementar renda.
Mas, existem outros indicadores de que o caminho está sendo traçado para o superendividamento.
Para sair de uma situação dessa, é preciso primeiro aceitar que está endividado e mapear todas as dívidas. E também conversar com sua família.
Depois, é preciso renegociar as dívidas com os credores.
SONORA 4
Mansur também lembra dos programas de renegociação, como o Desenrola Brasil, além da portabilidade de dívidas entre bancos.
O importante é reduzir os juros a pagar e fazer a dívida caber novamente no bolso, sem comprometer as necessidades básicas.
E voltar ao controle das finanças com a vida emocional e familiar em paz.
Agência Brasil / Por Oussama El Ghaouri - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Jacson Segundo / Beatriz Albuquerque - 26/09/2023 08:40:03. Última edição: 26/09/2023 08:40:03