CNI diz que indústria de transformação tem expansão
Total de horas trabalhadas na produção cresceu 0,6% em dezembro na comparação com novembro. Na comparação anual, houve expansão de 2,7% nas horas trabalhadas em 2022.
Na comparação acumulada de janeiro a dezembro de 2022 frente ao mesmo período de 2021, o faturamento da indústria cresceu quase 3%.
A indústria de transformação avançou em 2022 na comparação com o ano anterior. Isso é o que apontam os Indicadores Industriais, da CNI - Confederação Nacional da Indústria, divulgados nesta quinta-feira.
O encerramento do ano registrou resultados positivos para a indústria de transformação com cinco dos seis indicadores monitorados positivos na comparação anual. Apenas a Utilização da Capacidade Instalada sofreu queda.
De acordo com a economista da CNI, Larissa Nocko, os principais fatores que contribuíram para a melhora dos indicadores foram a reorganização das cadeias de suprimentos, a desaceleração da inflação e a atividade econômica mais aquecida, com reflexo no mercado de trabalho.
Na comparação acumulada de janeiro a dezembro de 2022 frente ao mesmo período de 2021, o faturamento da indústria cresceu quase 3%. O emprego também aumentou praticamente na mesma proporção. O número de horas trabalhadas na produção se manteve estável em dezembro em comparação com o mês anterior.
A CNI consulta indústrias que, ao todo, representam 95% do PIB industrial.
Agência Brasil / Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Leila dos Santos / Guilherme Strozi - 02/02/2023 12:25:02. Última edição: 02/02/2023 12:25:02
Total de horas trabalhadas na produção cresceu 0,6% em dezembro na comparação com novembro. Na comparação anual, houve expansão de 2,7% nas horas trabalhadas em 2022.
Para CNI, manutenção da Selic inibe recuperação da economia. Firjan diz que decisão é acertada, mas avalia que elevado patamar da taxa impõe sacrifícios à atividade econômica.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.
Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.