Economia

CNI diz que indústria de transformação teve expansão em 2022

Na comparação acumulada de janeiro a dezembro de 2022 frente ao mesmo período de 2021, o faturamento da indústria cresceu quase 3%.

A indústria de transformação avançou em 2022 na comparação com o ano anterior. Isso é o que apontam os Indicadores Industriais, da CNI - Confederação Nacional da Indústria, divulgados nesta quinta-feira.

O encerramento do ano registrou resultados positivos para a indústria de transformação com cinco dos seis indicadores monitorados positivos na comparação anual. Apenas a Utilização da Capacidade Instalada sofreu queda.

De acordo com a economista da CNI, Larissa Nocko, os principais fatores que contribuíram para a melhora dos indicadores foram a reorganização das cadeias de suprimentos, a desaceleração da inflação e a atividade econômica mais aquecida, com reflexo no mercado de trabalho.

Na comparação acumulada de janeiro a dezembro de 2022 frente ao mesmo período de 2021, o faturamento da indústria cresceu quase 3%. O emprego também aumentou praticamente na mesma proporção. O número de horas trabalhadas na produção se manteve estável em dezembro em comparação com o mês anterior.

A CNI consulta indústrias que, ao todo, representam 95% do PIB industrial.

Agência Brasil / Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Leila dos Santos / Guilherme Strozi - 02/02/2023 12:25:02. Última edição: 02/02/2023 12:25:02

Tags: CNI Indústria

Leia também:

CNI diz que indústria de transformação tem expansão

CNI diz que indústria de transformação tem expansão

Total de horas trabalhadas na produção cresceu 0,6% em dezembro na comparação com novembro. Na comparação anual, houve expansão de 2,7% nas horas trabalhadas em 2022.

Entidades do setor produtivo fazem ressalva a juros altos

Entidades do setor produtivo fazem ressalva a juros altos

Para CNI, manutenção da Selic inibe recuperação da economia. Firjan diz que decisão é acertada, mas avalia que elevado patamar da taxa impõe sacrifícios à atividade econômica.

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi