Economia

Como declarar pensão alimentícia no Imposto de Renda 2023?

Tira-Dúvidas do IR 2023 traz situação para quem paga e quem recebe

Uma das novidades do Imposto de Renda 2023 está relacionada aos ganhos com pensão alimentícia judicial. Após o Supremo Tribunal Federal (STF) considerar, em 2022, a pensão alimentícia como um rendimento isento de tributação, a forma de declarar o ganho mudou.

Confira todos os conteúdos da série Tira-Dúvidas do IR 2023

O professor Deypson Carvalho, do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), explica que o programa para declaração já foi adaptado pela Receita Federal. “Esse tipo de rendimento deve informado pelo contribuinte beneficiário na ficha de Rendimentos Isentos e Não tributáveis”, conta.

Para quem paga, as regras não mudaram: “este continua sendo possível de ser deduzido pelo modelo de tributação “Deduções Legais”. O lançamento da pensão alimentícia judicial paga deverá ser feito na ficha de Pagamentos Efetuados”, diz.

O prazo para declaração do Imposto de Renda de 2023 vai até o dia 31 de maio. Até lá, todos os dias, a Radioagência Nacional tira uma dúvida por dia em um novo episódio da série, de veiculação gratuita por qualquer emissora do país.

 

*Essa é uma parceria da Radioagência com o Centro Universitário do Distrito Federal (UDF).

Agência Brasil / Por Edgard Matsuki - Brasília / Edição: Sumaia Villela - 23/05/2023 07:40:01. Última edição: 23/05/2023 07:40:01

Tags: Tira-Dúvidas Do IR 2023 Imposto De Renda 2023 Declaração Do Imposto De Renda

Leia também:

Governo lança canal de denúncias sobre preço de combustíveis

Governo lança canal de denúncias sobre preço de combustíveis

Consumidores poderão registrar reclamações em um formulário online, que já está disponível. Apesar da queda do preço nas distribuidoras, muitos postos não repassam as reduções.

Carteira Meu INSS+ dá desconto em farmácias, cinemas, shows e serviços

Carteira Meu INSS+ dá desconto em farmácias, cinemas, shows e serviços

Aplicativo virtual beneficia aposentados, pensionistas e beneficiários de algum auxílio da Previdência. Governo estima que ao menos 19 milhões de pessoas serão beneficiadas.

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi