Para maior segurança, cheques terão mudanças a partir de 2 de outubro
Principal mudança é que a regulação do modelo passa do Banco Central para as instituições financeiras. Outra mudança é possibilidade de uso do nome social.
Tira-Dúvidas do IR 2023 enumera os principais erros do contribuinte
A pior coisa que pode ocorrer na declaração do Imposto de Renda é a pessoa cair em malha fiscal, a chamada malha fina. Para que você evite o temido destino, o professor Deypson Carvalho, do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), listou no que devemos prestar atenção.
Confira todos os conteúdos da série Tira-Dúvidas do IR 2023
De acordo com o professor, o preenchimento ou a conferência da declaração com falta de atenção, a digitação incorreta de valores e o preenchimento incompleto das informações são os principais fatores que contribuem para a declaração ficar retida para análise da Receita Federal do Brasil. Normalmente, os principais motivos de retenções decorrem dos seguintes itens:
1) Omissão de rendimentos: quando a pessoa não informa os rendimentos recebidos ou os informa em valor inferior. Isso muitas vezes acontece com aqueles rendimentos recebidos eventualmente, por um trabalho temporário ou um serviço prestado ocasionalmente;
2) Omissão de rendimentos dos dependentes: ao incluir um dependente na declaração, todos os rendimentos recebidos por ele também devem ser incluídos. Muitas vezes, filhos, mesmo menores, fazem trabalhos temporários e recebem remuneração. Toda remuneração recebida pelo dependente deve ser declarada;
3) Despesas médicas não confirmadas em opção pelas “deduções legais”: quando o valor declarado como despesa médica não foi confirmado pelo profissional, clínica ou hospital no envio à Receita Federal da Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (Dmed). Ou seja: quando o gasto não é comprovado;
4) Declaração de despesas médicas não-dedutíveis como dedutíveis: algumas despesas, por mais necessárias que sejam, não possuem previsão legal para dedução no Imposto de Renda. Quando isso é feito, há o risco de a declaração cair na malha fina.
O prazo para declaração do Imposto de Renda de 2023 vai até o dia 31 de maio. Até lá, todos os dias, a Radioagência Nacional tira uma dúvida por dia em um novo episódio da série, de veiculação gratuita por qualquer emissora do país.
*Essa é uma parceria da Radioagência com o Centro Universitário do Distrito Federal (UDF).
Agência Brasil / Por Edgard Matsuki - Brasília / Edição: Sumaia Villela - 08/05/2023 07:35:02. Última edição: 08/05/2023 07:35:02
Tags: Tira-Dúvidas Do IR 2023 Imposto De Renda 2023 Declaração Do Imposto De Renda
Principal mudança é que a regulação do modelo passa do Banco Central para as instituições financeiras. Outra mudança é possibilidade de uso do nome social.
Possibilidades de dedução do Imposto de Renda mudam conforme o modelo. Entenda como cada um funciona em mais um episódio do Tira-Dúvidas do IR 2023.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.
Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.