Economia

Como não cair na malha fina do Imposto de Renda 2023?

Tira-Dúvidas do IR 2023 enumera os principais erros do contribuinte

A pior coisa que pode ocorrer na declaração do Imposto de Renda é a pessoa cair em malha fiscal, a chamada malha fina. Para que você evite o temido destino, o professor Deypson Carvalho, do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), listou no que devemos prestar atenção. 

Confira todos os conteúdos da série Tira-Dúvidas do IR 2023

De acordo com o professor, o preenchimento ou a conferência da declaração com falta de atenção, a digitação incorreta de valores e o preenchimento incompleto das informações são os principais fatores que contribuem para a declaração ficar retida para análise da Receita Federal do Brasil. Normalmente, os principais motivos de retenções decorrem dos seguintes itens: 

1) Omissão de rendimentos: quando a pessoa não informa os rendimentos recebidos ou os informa em valor inferior. Isso muitas vezes acontece com aqueles rendimentos recebidos eventualmente, por um trabalho temporário ou um serviço prestado ocasionalmente;

2) Omissão de rendimentos dos dependentes: ao incluir um dependente na declaração, todos os rendimentos recebidos por ele também devem ser incluídos. Muitas vezes, filhos, mesmo menores, fazem trabalhos temporários e recebem remuneração. Toda remuneração recebida pelo dependente deve ser declarada;

3) Despesas médicas não confirmadas em opção pelas “deduções legais”: quando o valor declarado como despesa médica não foi confirmado pelo profissional, clínica ou hospital no envio à Receita Federal da Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (Dmed). Ou seja: quando o gasto não é comprovado;

4) Declaração de despesas médicas não-dedutíveis como dedutíveis: algumas despesas, por mais necessárias que sejam, não possuem previsão legal para dedução no Imposto de Renda. Quando isso é feito, há o risco de a declaração cair na malha fina. 

O prazo para declaração do Imposto de Renda de 2023 vai até o dia 31 de maio. Até lá, todos os dias, a Radioagência Nacional tira uma dúvida por dia em um novo episódio da série, de veiculação gratuita por qualquer emissora do país.

 

*Essa é uma parceria da Radioagência com o Centro Universitário do Distrito Federal (UDF).

Agência Brasil / Por Edgard Matsuki - Brasília / Edição: Sumaia Villela - 08/05/2023 07:35:02. Última edição: 08/05/2023 07:35:02

Tags: Tira-Dúvidas Do IR 2023 Imposto De Renda 2023 Declaração Do Imposto De Renda

Leia também:

Para maior segurança, cheques terão mudanças a partir de 2 de outubro

Para maior segurança, cheques terão mudanças a partir de 2 de outubro

Principal mudança é que a regulação do modelo passa do Banco Central para as instituições financeiras. Outra mudança é possibilidade de uso do nome social.

Qual a diferença entre a declaração simplificada e a completa do IRPF?

Possibilidades de dedução do Imposto de Renda mudam conforme o modelo. Entenda como cada um funciona em mais um episódio do Tira-Dúvidas do IR 2023.

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi