Economia

Conab prevê crescimento da produção de arroz e feijão na próxima safra

 A informação foi divulgada pela Companhia Nacional de Abastecimento

As áreas plantadas com feijão e arroz devem aumentar no país depois de atingirem a menor extensão em 47 anos na última safra. A informação foi divulgada nesta terça-feira pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Conab prevê crescimento da produção de arroz e feijão na próxima safra

De acordo com as perspectivas para a Safra 2023 / 2024, as lavouras de arroz aumentam depois de 13 anos de queda. E a produção deve chegar a 11,3 milhões de toneladas; 12,8% a mais em relação à safra anterior.

A lavoura de feijão, que diminuía a área desde 2017, teve agora um aumento de quase 2% e deve entregar 3 milhões de toneladas. Segundo o presidente da Conab, Edegar Pretto, os números refletem as políticas públicas retomadas pelo Governo Federal.

Já a expectativa inicial para a safra total de grãos é 319,5 milhões de toneladas. Se confirmado, o volume será um pouco menor que o colhido na safra anterior, mas será 2º maior da histórica. Segundo o ministro da Agricultura e Pecuária, isso representa uma parte da produção brasileira. Mas, existe muito mais.

No caso da soja, a expectativa é de mais uma safra recorde, com aumento de 5,1% na produção; serão 164 milhões de toneladas.

O milho tem redução na área plantada. Isso por causa da baixa nos preços internacionais e nacionais. Por isso, ficou menos atrativo pro produtor. Então, o volume deve reduzir em 9,1%, fechando em 119,8 milhões de toneladas.

Para o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, o Brasil pode resolver a insegurança alimentar.

Os números divulgados nesta terça-feira fazem parte da 11ª edição das Perspectivas para a Agropecuária - Safra 2023/24.

Agência Brasil / Por Oussama El Ghaouri - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Roberta Lopes / Pedro Lacerda - 19/09/2023 20:10:03. Última edição: 19/09/2023 20:10:03

Tags: Plano Safra Crescimento Da Produção Arroz Feijão

Leia também:

Petrobras anuncia primeira gasolina carbono neutro no Brasil

Petrobras anuncia primeira gasolina carbono neutro no Brasil

Com o menor teor de enxofre do mercado e a maior octanagem de fábrica, a Petrobras Premium carbono neutro também colabora para a eficiência do transporte e reduz emissão de gases de efeito estufa.

Tarifa reduzida de importação de 12 produtos de aço subirá em outubro

Apenas no primeiro semestre deste ano, foram importados 1,5 milhão de toneladas desses produtos, com alta de até 714% em relação ao primeiro semestre de 2022, dependendo do item.

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi