Economia

Confiança do setor de serviços cai em dezembro

O Índice de Confiança de Serviços, medido pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, recuou 1,5 ponto em dezembro para 92,2 pontos.

O Índice de Confiança de Serviços, medido pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, recuou 1,5 ponto em dezembro para 92,2 pontos. Este é o menor nível desde fevereiro de 2021, quando foi registrado 89,2 pontos, e o terceiro mês consecutivo de queda, que acumula perda de 9,5 pontos no 4º trimestre de 2022. Em médias móveis trimestrais também houve recuo, de 3,2 pontos.

No primeiro trimestre de 2022 a confiança dos serviços havia registrado queda, mas ela voltou a avançar nos trimestres seguidos, com influência dos serviços prestados às famílias e o segmento de transportes. Com o resultado de dezembro, parte do que foi recuperado no meio do ano é devolvido.

Rodolpho Tobler, economista do Instituto Brasileiro de Economia, aponta que essa desaceleração deve se manter principalmente no início do ano que vem, devido às taxas de inflação e juros.

“Essa desaceleração da confiança dos serviços é muito fruto da desaceleração econômica e isso deve ser mantido no início do ano que vem, pelo menos, porque a gente vive um momento ainda que os juros vão continuar altos, a inflação ainda vai demorar um pouquinho a ceder, o consumidor ainda vai ter uma certa dificuldade para reorganizar ali o seu orçamento”.

Já o Índice de Confiança do Comércio, também medido pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, ficou estável em dezembro, registrando 87,2 pontos. Em médias móveis trimestrais houve queda de 4,9 pontos, a segunda seguida após oito meses consecutivos de resultados positivos.

Rodolpho Tobler explica que, assim como no setor de serviços, esse cenário deve ser mantido para o próximo ano. Entre as razões estão a maior cautela do consumidor devido ao alto índice de endividamento.

Agência Brasil / Por Carolina Pêssoa - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Cristiane Ribeiro - GT Passos - 29/12/2022 17:35:05. Última edição: 29/12/2022 17:35:05

Tags: Indice Confiança Serviços FGV

Leia também:

Governo muda norma para cobrar tributos sobre preços de transferência

Governo muda norma para cobrar tributos sobre preços de transferência

Preços de Transferência são formas de controlar operações comerciais entre empresas de um mesmo grupo que operem em diferentes países, estando sujeitas a diferentes regras tributárias.

Decreto prevê licitações para concessão de transmissão de energia

Decreto prevê licitações para concessão de transmissão de energia

Decreto privilegia novas licitações para substituir concessões de transmissão de energia elétrica em fim de vigência, no lugar da prorrogação de contratos já existentes.

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi