Economia

Consumo de bens industriais no país cai 2,5% em julho

Recuo ocorre após alta de 1,4% em junho deste ano

O consumo aparente de bens industriais recuou 2,5% em julho deste ano no país, na comparação com o mês anterior. Dado do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado nesta terça-feira (18), mostra parcela da produção industrial brasileira e das importações voltadas ao mercado doméstico. 

Consumo de bens industriais no país cai 2,5% em julho
© Arquivo/CNI

A queda veio após alta de 1,4% em junho deste ano. O indicador também teve quedas de 5,2% na comparação com julho de 2022, de 2,6% no ano e de 1,1% em 12 meses.  

A queda na passagem de junho para julho deste ano foi puxada pelo consumo de bens industriais nacionais, que recuou 3,5% em julho. Já o consumo de bens importados cresceu 0,2%. 

A demanda por produtos da indústria extrativa mineral caiu 16,6%, enquanto os produtos da indústria da transformação cederam 1,8%. 

Treze dos 22 segmentos da indústria da transformação tiveram queda na demanda, entre eles produtos de fumo (-13,8%), artigos de vestuário e acessórios (-8,2%) e máquinas e equipamentos (-7,1%). Entre as nove atividades com alta destacam-se outros equipamentos de transporte (22,5%) e produtos alimentícios (2,2%). 

Das quatro grandes categorias econômicas, duas tiveram queda: bens de capital, isto é, as máquinas e equipamentos usados no setor produtivo (-5,7%), e bens intermediários, isto é, os insumos industrializados usados no setor produtivo (--2,4%). Já os bens de consumo tiveram alta: duráveis (4,6%) e semi e não duráveis (1,4%). 

Por Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro / Edição: Maria Claudia - 19/09/2023 12:10:13. Última edição: 19/09/2023 12:10:13

Tags: Ipea Consumo De Bens Industriais Consumo Aparente

Leia também:

MinC divulga lista de escolhidos para Mercado de Indústrias Criativas

MinC divulga lista de escolhidos para Mercado de Indústrias Criativas

Evento oferece oportunidade de negociações, além de apresentações artísticas com fins comerciais, sessões de networking, conferências, palestras, painéis, programas de mentoria e oficinas.

Atividade econômica tem alta de 0,44% em julho

É o segundo mês seguido de alta no indicador, após retração em maio. Na comparação com o mesmo mês de 2022, crescimento foi de 0,66%.

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi