Economia

Consumo nos lares aponta uma alta de 3% em outubro

Quando comparado a outubro de 2021, a alta registrada em outubro passado foi de 8,1%. Foram avaliados supermercados, lojas, atacarejos, mercados, mini-mercados, e-commerce e hipermercados.

O consumo nos lares brasileiros, medido pela Associação Brasileira de Supermercados, aponta uma alta de 3,02% até outubro. É a maior alta do consumo em 2022, o indicador aproxima-se, inclusive, do crescimento acumulado durante todo o ano passado, que foi de 3,04%. Quando comparado a outubro de 2021, a alta registrada em outubro passado foi de 8,1%. Foram avaliados supermercados, lojas, atacarejos, mercados, mini-mercados, e-commerce e hipermercados. Segundo a Associação, a antecipação do pagamento de benefícios sociais como o Auxílio Brasil, a redução na inflação e as promoções foram os principais fatores para o aumento do consumo nos lares brasileiros.

Também na pesquisa divulgada hoje, a chamada Cesta Abras, que traz em na lista 35 produtos de grande consumo como alimentos, carnes, bebidas, produtos de limpeza, higiene e beleza, ficou estável em relação ao consumo entre setembro e outubro deste ano, com alta de 0,42%. As maiores variações foram observadas nos preços do tomate, com alta de 17%, seguida da cebola, 13%, e da batata com 8%.

Para as últimas semanas deste ano, Márcio Milan, vice-presidente da Abras, destaca os principais fatores para uma maior ida dos consumidores até os pontos de venda.

São 66% o percentual de donos e gestores de supermercados que esperam vendas de Natal superiores ao ano passado. O levantamento da Abras também indica alta de 11,2% no consumo de carnes natalinas no período. E a média de preço nacional para a cesta de produtos natalinos está em R$ 294, equivalente a alta de 9,8% em relação ao fim de 2021.

Agência Brasil / Por Madson Euler - Repórter da Rádio Nacional - São Luís (MA) / Edição: Paula de Castro / GT Passos - 09/12/2022 09:50:29. Última edição: 09/12/2022 09:50:29

Tags: Supermercados Cesta Básica Consumo Natal

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